Como vender pelo Whatsapp
Posted on / by Julia Lopes / in Marketing e vendas, Vendas

Vender pelo WhatsApp: um manual de boas práticas

Percebemos a importância de vender pelo WhatsApp quando escutamos diretamente do nosso cliente “pode me passar mais detalhes pelo WhatsApp?” ou até mesmo “me envie o orçamento pelo WhatsApp”. Com proposta de comunicação informal, o WhatsApp vem aos poucos tentando se adaptar ao meio do “business” e está se mostrando preferência de muitos leads. 

O uso de boas práticas, um bom planejamento e muita organização vão ser essenciais para que você não se perca no meio de tantas mensagens. A seguir, valiosas dicas para você não deixar nenhuma oportunidade de vendas escapar:

Separe o pessoal do profissional

Aprender a separar o âmbito pessoal do profissional é essencial e isso não deve ser exceção quando for vender pelo WhatsApp. De maneira alguma use o seu número pessoal para sua empresa. Para te ajudar com essa divisão, a própria plataforma desenvolveu a ferramenta business. Voltada para o uso empresarial, ela agrega diversas funções que serão essenciais na comunicação com seus clientes, por isso, comece agora mesmo a usar o WhatsApp business.

Quer saber TUDO sobre o uso do WhatsApp para Marketing e Vendas? Assista o Webinar completo da 8D: WhatsApp para Marketing e Vendas.

Estabeleça horários de atendimento

Uma das principais funcionalidades encontradas no business é a de estabelecer horários de atendimento para seus clientes. A mensagem de ausência é personalizável e será enviada quando alguém insistir em te chamar em momentos indevidos, por exemplo. 

Além de benéfica para você e os integrantes da sua equipe, essa simples configuração irá impedir que seu cliente fique insatisfeito com a espera e até mesmo venha a fechar negócio com seu concorrente. Ao receber um retorno imediato seu cliente sentirá que você se importa com o contato dele.

Como vender pelo WhatsApp

Padronize sua comunicação para vender pelo WhatsApp

Se seu cliente pede uma linguagem mais formal estabeleça uma forma padrão de comunicação, seja você mesmo o responsável pelo atendimento ou toda a sua equipe. Além disso, faça o uso da logo na foto do perfil, configure as informações no máximo de categorias disponíveis na plataforma e deixe o link do seu site visível. Outra facilidade incrível é a possibilidade de personalizar mensagens rápidas e automáticas.

Defina uma estratégia 

É muito importante definir uma estratégia para alinhar em qual etapa do funil você irá usar o WhatsApp. Se o decidido for usar a ferramenta apenas na fase de pré-vendas, deixe claro para o cliente que não realiza suporte pelo mesmo canal. Isso será muito importante para você se alinhar a expectativa do cliente. Caso decida também utilizar a ferramenta para o suporte ao cliente, ou pós-vendas, procure formalizar o envio de contratos e até mesmo orçamentos de serviços por e-mail. Essa ação demonstra profissionalismo e facilita a organização destes documentos.

Atraia leads para o WhatsApp

Antes de sair postando seu número de WhatsApp nas redes reflita em que momento sua empresa se encontra e qual será o público alvo deste canal. Depois use de estratégias básicas para atração: adicione o link para seu WhatsApp nos seus perfis de rede social, ou Linktree. Isso facilitará para que seu lead não precise copiar o número para os contatos. Outra estratégia incrível é a implementação do botão do WhatsApp no seu site ou em landing pages, esta função é possível graças a integração do CRM da RDStation com o WhatsApp business (versão web). 

Organize seus contatos

Ter um CRM (base de leads) bem organizado é super importante para gerir seu funil de vendas, nutrir possíveis clientes e não perder oportunidades. Mas como não bagunçar seu CRM se a todo momento um novo Lead ou oportunidade surgem pelo seu WhatsApp? A integração WhatStation veio para solucionar este problema. Ela é uma integração do CRM da RDStation com a plataforma do Whatsapp Web – aquela versão que você usa no Chrome. Pra quem já usa o CRM da RD é só baixar a extensão através da Chrome Web Store.

Essas foram as dicas da 8DPro para você fazer um bom uso da ferramenta e vender pelo Whatsapp. Quer saber mais sobre o uso do Whatsapp para Marketing e Vendas? Assista o Webinar completo que a 8DPro preparou pra você.

Tags:

Deixe uma resposta