nutrir e fidelizar
Posted on / by Carolayne Marcela / in Marketing e vendas

Nutrir e fidelizar clientes: entenda qual a importância dessa prática!

Na concorrência predatória do mercado contemporâneo, destaca-se aqueles que entendem a importância de nutrir e fidelizar clientes. Mas, qual é a maneira mais eficiente para fazer isso? Como se destacar no seu segmento? Não se preocupe, ao adotar estratégias de Inbound Marketing para sua empresa é possível descomplicar esse processo.

Primeiramente, vale ressaltar que as estratégias de Inbound Marketing tratam-se de uma totalidade de técnicas e métodos focadas para a criação de conteúdos e entrega de materiais específicos para o público, visando atender suas necessidades. 

Com o intuito de adquirir o contato do possível cliente e transformá-lo em um lead qualificado, torna-se crucial buscar formar de nutrir e fidelizar os leads. O objetivo é incentivar a sua jornada de compra, a fim de gerar lembrança, satisfação e após isso, o encantamento do cliente.

Considerando que atualmente, o processo de decisão de compra do seu cliente começa muito antes dele pensar em adquirir qualquer produto, há uma latente necessidade de compreender o comportamento e as necessidades do consumidor.

Ao fazer isso é possível criar um conteúdo direcionado, otimizando a experiência para conquistar um cliente fiel. Neste artigo vamos mostrar os benefícios e as vantagens de aderir essas estratégias para nutrir e fidelizar clientes. Confira!

Os benefícios do Inbound Marketing para nutrir e fidelizar clientes

Como já mencionado, por meio do Inbound Marketing ocorre a criação de conteúdo de qualidade e relevante para atrair os consumidores. Conhecido também como Marketing de Entrada ou de Atração, a sua prioridade é ser encontrado e fazer com que os clientes venham até a sua empresa em busca da sua solução, produto ou serviço

Depois de começar a implementar as estratégias para sua empresa, os leads começarão a aparecer e o próximo desafio será estimular a sua jornada de compra. A melhor forma de obter sucesso nesse caminho é nutrindo seus leads.

Pois, assim como, em qualquer aspecto da vida, tencionamos confiar mais naquilo que já conhecemos do que no desconhecido, claro que não seria diferente na hora de escolher e decidir qual marca consumir. 

Pensando nisso, ao estabelecer uma aproximação como os consumidores, sua marca tem a oportunidade de criar um relacionamento com seu lead. A chave para essa dinâmica é a nutrição de leads por meio da personalização, ou seja, entrega da mensagem certa, no momento certo para a pessoa certa.

Não existe uma receita pronta para nutrir e fidelizar leads, mas o conteúdo é a base para desenvolver a estratégia. Além disso, apresentar materiais diferentes, em canais e formatos diversos são o ideal para atingir os leads de forma correta para nutri-los. O importante é lembrar que alcançar todos os seus contatos com a mesma mensagem é o contrário de nutrição.

Lead Scoring como base do Lead Nurturing

Outro ponto positivo de investir na metodologia Inbound é que ela possibilita essa personalização necessária para a aproximação com os clientes, o que acaba gerando um número maior de vendas e menos gastos em cada uma delas.

A partir do momento que o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) diminui, devido ao investimento em softwares de automação de marketing, é estabelecido custos mais acessíveis para a empresa.

Para ocorrer uma melhor performance de resultados, o marketing e as vendas precisam se alinhar a fim de desenvolver uma estratégia de pontuação de leads, também conhecida como Lead Scoring.

Desta forma, os dois conseguem identificar exatamente os pontos na jornada do comprador que cada time deve se dedicar para corresponder com as expectativas do consumidor. 

Apesar de existir 4 proporções da pontuação de leads, os detalhes e ajustes para desenvolver a estratégia são específicos e devem ocorrer de acordo com sua marca, com base no seu setor, nicho e persona(s). Confira quais são os pontos para qualificar se um lead está pronto para comprar:

Lead Fit 

O termo “fit” do inglês significa “boa forma”, podendo ser também relacionado ao ajuste ou encaixe. No contexto do Marketing Digital, essa expressão está atrelada a quão bem o cliente em potencial está apto a consumir aquilo que a empresa tem a oferecer, seja seu produto ou serviço.

Essa pontuação é determinada de acordo com os dados coletados, como: informações demográficas, dados corporativos, orçamento, entre outros. O cálculo de uma pontuação inicial de ajuste de lead poderá ajudar seus times a se concentrar naqueles que podem se tornar vendas.

Lead Interessado

Neste caso o que conta é monitorar e mensurar o interesse de um possível cliente e como ele está interagindo e consumindo seus conteúdos. Uma dica valiosa, é atribuir valores numéricos para alguns comportamentos como: tempo gasto no seu site; engajamento nas suas redes sociais; downloads; abertura e cliques de e-mail. 

Comportamento do Lead

Determina onde os leads estão na jornada do comprador, pois considera quais os comportamentos e atividades estabelecidas pelo possível cliente. O monitoramento mais atencioso dessa métrica indica se o lead está apenas capturando informações sobre o produto/serviço ou levando a sério a compra.

Estágio de compra

Estabelecer o estágio de compra do lead ajuda a definir onde ele está dentro da jornada de venda, alinhando-se com o funil tradicional de vendas. Ou seja, pontue de acordo com os comportamentos de topo, meio ou fundo de funil, assim você poderá otimizar o tempo que deve direcionar na nutrição de cada lead. 

Vale ressaltar que muitas vezes um lead ainda não está pronto para comprar e por isso o processo de Lead Nurturing precisa ser elaborado para resolver esse problema. Para aumentar as conversões é necessário fazer com que o possível cliente interaja mais com sua marca.

Dessa forma, ao conquistar mais informações para fornecer para sua plataforma de automação de marketing, a nutrição de leads disponibilizará muito mais pessoas envolvidas com sua marca e interessadas em conversar com seu time de vendas.

A conquista do Lead Encantado ao nutrir e fidelizar clientes

Não podemos esquecer que o pilar do encantamento de clientes é a confiança. Portanto, para fidelizar clientes torna-se primordial criar uma aproximação e conquistar uma confiabilidade por parte deles. Essa pode ser concedida mediante à identificação com a marca, através da sua maneira de se comunicar ou por se assemelhar com seus propósitos.

Logo, o caminho para conquistar o lead fidelizado e encantado, é por meio da entrega de uma experiência além das expectativas esperadas do consumidor. O intuito, portanto, irá além de fazer o cliente fechar negócio uma única vez e sim, visa com que ele repita a compra e não pense duas vezes antes de consumir seu produto ou serviço novamente. 

Um lead fidelizado além de apresentar menos custos para as empresas, também se torna um propagador da sua marca e pode ser seu maior embaixador. Entretanto, a fidelização de clientes é um ciclo que nunca tem fim, pois deve representar um vínculo afetivo para encantar seguidores da marca. Ou seja, nutrir e fidelizar clientes devem ser práticas constante!

Conclusão

Agora que você já sabe qual a importância de se nutrir e fidelizar os seus cliente fica mais fácil de colocar em prática, né? Não se esqueça que isso deve ser um trabalho contínuo, pois dessa forma, os resultados serão cada vez mais promissores! Para otimizar esse processo, entre em contato com a 8D e venha conversar com a gente sobre a nutrição e fidelização dos leads.

Tags:

Deixe uma resposta

Privacy Preference Center

    Necessary

    Advertising

    Analytics

    Other