marketing vendas e atendimento
Posted on / by 8D Pro / in Marketing / 1 comment

Dicas sobre Vendas, Marketing e Atendimento

No dia 27/11 Noara Pozzer e Marcão da 8D, bateram um papo sobre Vendas, Marketing e Atendimento. Vamos trazer para você os principais pontos abordados de um assunto tão procurado que é a integração dessas 3 áreas.

 

O que um vendedor precisa saber sobre Marketing?

Não existe limites. Todo e qualquer aprendizado é sempre um crescimento para o vendedor que investe em aprender. O ideal é que o vendedor entenda o máximo possível de Marketing, dessa forma ele terá mais segurança, dominando todo processo do início ao fim, sabendo como dar feedback e sugestões de melhorias para o setor de marketing, embasado em argumentos da área.

 

O que um profissional de Marketing precisa saber de vendas?

O ideal é que toda equipe esteja engajada com o mesmo objetivo, seja o profissional da área de marketing, vendas ou qualquer outra. Quando se sabe e tem segurança como funciona um outro setor, assim como as suas dificuldades, fica mais nítido e claro para detectar as soluções e alternativas.  

Tratando do profissional de marketing, uma prática simples e que insere ele na realidade da empresa, é trabalhar um período, por menor que seja, no setor de vendas vendendo para o consumidor final. Evitando assim aquele distanciamento que existe entre os setores de vendas e marketing, pois ambos estarão na mesma página.

 

3 Ferramentas essenciais para um vendedor

Visto que, um vendedor precisa de ferramentas para dar suporte ao seu trabalho, aumentando suas chances de sucesso, Noara recomenda 3 ferramentas que são CRM, Canvas e Google Calendário.
O CRM proporciona o histórico dos clientes, automação e o material de marketing, além da maioria dos CRMs ter uma agenda que pode ser alterada com notificações, etc. 

O Google Calendário é poderosa para ambos, fica na nuvem, fácil de lidar, centraliza inúmeras agendas é só colocar o e-mail do convidado e enviar.
Dica: Existe uma ferramenta chamada Calendly que possibilita o seu cliente escolher na sua agenda qual o melhor dia e horário.

O Canva é uma ferramenta pra layout, para pequenas artes que auxiliam em pequenas vendas. Principalmente se você vendedor não tiver uma equipe de Marketing para te apoiar. É muito prática, dando autonomia e independência aos vendedores.

 

O que um profissional deve entender de atendimento?

Primeiramente, ele deve saber das boas práticas e boas maneiras para se aproximar das pessoas e conversar com a devida abordagem para o fechamento do contrato. Tudo depende da situação, ambiente, contexto e região, pois essa primeira impressão é fundamental para conquistar o cliente.   

Sendo assim, recomendamos sempre entender o contexto e com quem você está lidando, esse entendimento aumenta as chances de sucesso.

 

Existe uma rotina ideal para um vendedor?

Não existe uma resposta única, pois até o perfil comportamental de um vendedor tem influência no seu desempenho. Uns desenvolvem um melhor trabalho de manhã, outros à tarde, outros preferem fazer reuniões presenciais nos fins de semana e assim os resultados vão aparecendo de acordo com cada um, não tem como compará-los e exigir a mesma performance.       

 

Resumo:

Interagir com um ser humano é Comunicação, seja o divulgando, vendendo ou atendendo, ela está presente em todos ambientes e setores da sociedade. Cabe a cada profissional de marketing, atendimento e vendas conhecer o público alvo em questão, dominar as ferramentas para auxiliar nas rotinas e estratégias para conquistar o cliente com foco em sua satisfação.

Então, se você gostou desse post e quer conversar mais sobre o sucesso dessas 3 áreas dentro da sua empresa, nós temos uma consultoria especializada e queremos muito atingir o máximo junto com você. Clique aqui e fale com nosso time

One thought

Deixe uma resposta

Privacy Preference Center

    Necessary

    Advertising

    Analytics

    Other