proposta comercial
Posted on / by 8D Pro / in Marketing

Como montar uma proposta comercial em 5 passos

Primeiramente devemos entender que: uma proposta comercial deve ser bem estruturada para poder cumprir o seu papel fundamental que não está ligado somente a vendas.

Uma boa proposta deve ser estruturada para levar até o cliente as reais dimensões dos serviço ou produto oferecido e assim, deixar explícitas as melhores condições para aquisição, além de esclarecer as dúvidas relacionadas às dores e cronogramas da solução que está sendo apresentada.

A eficiência da proposta comercial está ligada a sua criação de forma personalizada e alinhada com a essência da empresa. Então, uma dica para ter um bom documento comercial que cumpra o seu papel na integra, é aplicar um pequeno check-list para não deixar passar nada.

 

Check-list da proposta comercial

 

  • Capa.
  • Índice.
  • Introdução.
  • Desenvolvimento ou argumentação.
    • Dores do cliente 
    • Apresentação das soluções
  • Escopo da proposta.
    • Cronograma de implementação
  • Investimento.
    • Formas de pagamento e recorrência 
  • Informações sobre a empresa.

 

Com base no checklist apresentado acima, crie o seu conteúdo lembrando sempre de alinhar com alguns outros fatores importantes, como quem é seu cliente, ticket médio dos seus produtos ofertados e a intenção do cliente ao contratar seu serviço ou comprar seu produto.

Devemos nos atentar para a dor do cliente desde o início.

Agora vamos conhecer os pontos para elaborar uma boa proposta comercial.

5 passos simples para uma proposta comercial eficiente

 

Além de vender, é necessário que você encante o seu cliente e para contribuir com a elaboração de uma boa proposta, siga os 5 passos listados abaixo:

  1. Delimitação de abordagem

 

Um ponto muito importante para a elaboração de propostas é a delimitação da abordagem comercial. Ou seja, entregue em sua proposta o que realmente é de valor para o seu possível cliente naquele momento. Surpreenda-o com sua capacidade de entender a dor dele.

Além de vender, é preciso despertar e agregar valor ao seu produto antes de mais nada, lembre-se de gerar uma experiência incrível.

 

  1. Trabalhe o perfil do seu cliente na sua proposta comercial

 

Com a finalidade de ser consultivo, e agregar o máximo de valor possível e aumentar suas vendas, use a personalização ao seu favor. 

Pesquise sobre o seu cliente e elabore algo que faça sentido para o seu negócio. Mostre as soluções que sua empresa pode auxiliar e personalize o atendimento de forma que se sinta abraçado pela sua solução.

 

  1. Defina um layout

 

Nesta etapa é importante que os processos anteriores já estejam definidos, a formatação e o métodos escolhido para tal apresentação devem estar alinhados com a proposta de como a empresa prefere se conectar com o público.

Construa um layout que deixe claro as intenções e que possua visualização fácil. Descarte muitas cores e objetos que tirem a atenção e foco na hora da apresentação.

 

  1. Planejamento de conteúdo

 

O conteúdo da sua proposta é a chave do seu sucesso, vale a pena investir mais tempo e energia nesta etapa pois, uma proposta deve ter o conteúdo claro e bem objetivo.

Portanto, como dica segue alguns passos que podem ser usados para nortear o conteúdo. 

Lembrando que cada caso é um caso e sua proposta deve estar alinhada com o seu perfil de cliente. 

 

Dicas:

 

  • Proposta em proporção mais resumida
  • Diferencial
  • Detalhamento
  • Cenários, aplicações e cases de sucesso
  • Investimentos
  • Contatos e referências
  • Cronograma projeto ou implementação
  • Datas de validade da proposta e previsão para retorno.

 

Obs: Não esqueça de personalizar o seu conteúdo com seu logo e caso o material seja de cunho sigiloso, é importante deixar explícito. 

 

  1. Organizar o processo de follow-up 

 

Essa é uma etapa que deve ser anotada na sua agenda. Pensar no Follow-up é essencial, pois muitas muitas vezes as empresas estão em busca de uma solução e recebem várias propostas. 

No entanto, o seu diferencial pode estar na organização e estrutura ligada aos retornos, datas e previsões. Desta forma fica mais fácil esclarecer e contornar possíveis objeções que surgem ao longo dos dias.

 

Dica Bônus: 

 

Contudo, foque na personalização do seu serviço, tenha um atendimento que demonstre exclusividade ao seu cliente, contorne objeções de forma clara, esteja alinhado com a política da sua empresa e a do prospect e acima de tudo, entregue o prometido na proposta. Uma boa proposta e um bom atendimento só valem a pena se houver uma ótima entrega.

Então, quer saber mais sobre resultados em vendas e propostas comerciais de resultado? Nós temos uma consultoria em vendas que pode te ajudar a mudar o cenário da sua empresa. Entre em contato com nosso time.

Deixe uma resposta

Privacy Preference Center

    Necessary

    Advertising

    Analytics

    Other