Como e quanto custa criar uma estrutura segura de Inside Sales

Imagine só se você  conseguisse reduzir mais de 80% dos custos de  vendas da sua empresa, Demais né? Com o Inside Sales isso é possível!

Através dele o lucro da sua empresa aumenta, e o seu negócio vende muito mais.

A redução de custos, a otimização de tempo, e o aumento das vendas em sua empresa, é o objetivo do Inside Sales, pois se trata  de uma maravilhosa estrutura de marketing  e vendas.

Do que se trata Inside Sales

Atualmente é comum ver com frequência empresas brasileiras utilizando o modelo de Inside Sales, adquirindo assim otimização de tempo, entre outras vantagens, como maior lucratividade.

O modelo Inside Sales através das facilidades tecnológicas, como internet e telefone, possibilitam muitas vantagens a um negócio, aumentando sua produtividade, o modelo ainda permite lidar apenas com oportunidades reais de negócio, ou seja, clientes que realmente fazem parte do ICP do seu negócio.

Vale salientar que, para aplicar o modelo Inside Sales na prática, é importante entender também  a importância do processo de vendas para sua empresa.

Inside Sales na prática

Em poucas palavras Inside Sales significa vendas internas!

Se você ainda se pergunta como fazer esse tipo de venda sem uma visita presencial, basta lembrar que existe uma gama de recursos tecnológicos a seu favor, através de chamadas de vídeos de alta qualidade, aplicativos de conversas, entre outros que facilitam a vida de muita gente.

Dessa forma, quando bater uma dúvida do que é inside sales, e como ele pode te ajudar, leve sempre em conta o fator tecnológico. 

Vendas internas não significam exclusivamente estar longe do cliente, muito pelo contrário, existem muitas ferramentas em nuvem que fazem seu relacionamento com o cliente ficar bem mais próximo.

Diversas empresas já utilizam diversas formas de vendas, desde o inbound marketing, até o modelo de Inside Sales. Com isso, estão vendendo muito mais com um custo bem menor.

Utilizar novas tecnologias permite que empresas aumentem o seu território de atuação. Um exemplo bem usual e com ótimo retorno: através de uma  chamada de vídeo, é possível uma empresa de Pernambuco atender um cliente de São Paulo sem gastar nenhum dinheiro com isso, pois ali economizou com passagens aéreas e hospedagem.

Ter um sistema de CRM em sua empresa, juntamente com ferramentas de automação de marketing, mídias sociais, blogs, entre outros, são apenas alguns dos exemplos de como suas vendas podem melhorar.

Investir em Inside Sales vai fazer sua empresa diminuir custos e aumentar suas vendas. Afinal, ele tem como objetivo a diminuição dos custos e a eficácia nas vendas.

Mas apenas o fato de vender utilizando a tecnologia, sem precisar sair da empresa não é sua única vantagem.

Com certeza, gastos com hospedagem, transporte, visitas a clientes, e outras coisas, diminuem bastante. Mas se as vendas realizadas não tiverem eficácia, nada adianta.

Por esses motivos, umas das alternativas do Inside Sales é conhecer de fato o seu cliente, bem como suas necessidades, para assim desenvolver o processo de venda que mais fará sentido.

O que isso envolve? Veja abaixo:

  • A criação do perfil de cliente ideal, ou seja, o seu público perfeito;
  • O desenvolvimento de um funil de vendas que esteja alinhado com a jornada do cliente;
  • Consultoria de vendas e o estudo do método Inside Sales;
  • Inbound Marketing;
  • Treinamento para o time  de vendas;
  • Definição de abordagem de vendas que deixam claro como a solução vai facilitar a jornada do cliente, bem como resolver seus problemas;
  • Criação de materiais de apoio para os vendedores;
  • A qualificação de leads precisa ser realizada para que não tenha desperdício de apresentações da solução, mesmo que seja online, com leads com baixo potencial de compras;
  • Domínio das técnicas de fechamento, para que o ciclo de vendas seja o mais breve possível.

As duas últimas práticas citadas são fatores decisivos para o Inside Sales ter sucesso, ou seja, vender com mais velocidade para leads bem qualificados.

Inside Sales não significa vender a todo custo, é necessário sempre lembrar que no Inside Sales, definir o perfil do cliente é o primeiro passo. 

Dessa forma, vender rápido para o cliente que realmente precisa da solução que sua marca oferece é o foco.

Algumas empresas precisam adotar dois tipos de vendedores. Conheça cada um deles, e o que podem fazer no Inside Sales.

Sales Development Representative: SDR

O Sales Development Representative, ou SDR,  é a pessoa responsável pela abordagem inicial do lead.  

Uma lista do setor de marketing será entregue a ele, essa lista já estará previamente qualificada, e ele deve fazer uma segunda qualificação mais profunda.

Qual o objetivo? Marcar videoconferências para apresentação de vendas, lembrando que as apresentações só deverão ser marcadas com os leads que de fato necessitam de uma solução.

O Vendedor

O segundo tipo é o vendedor, também conhecido como closer, ele é o responsável  pelo fechamento das vendas. Ele deve apresentar a solução (por vídeo), mais profundamente.

Ele dá continuação no trabalho feito pelo SDR, dando ínicio a um trabalho de follow-up, até a conversão da venda, ou até a decisão que não vai valer a pena dar andamento.

A especialização é o grande segredo, enquanto o SDR está focado em qualificação, o vendedor está focado em desenvolver técnicas de negociação e persuasão.

Desse jeito, as vendas vão acontecer muito mais rápido.

Pare um minuto, e pense em quantos produtos e serviços você já adquiriu ou pensa em adquirir pela internet sem falar diretamente com um vendedor quase que de modo automático.

Alguns exemplos: Amazon Prime, Netflix, Spotify, ingressos para jogos, cinemas, teatro, entre tantos outros.

Comprar produtos e serviços pela internet é algo cada vez mais fácil e natural na vida de um consumidor.

É por esse, e tantos outros motivos que o método de Inside Sales é cada vez mais expressivo para sua empresa.

Ao utilizar as ferramentas corretas em sua empresa, suas vendas vão crescer surpreendentemente. O que acha de saber mais? Clica no botão abaixo, e comece a investir em mudanças.

Peça gráfica com uma figura representando manutenção e ferramentas para consultoria de Inside sales.

Como criar uma estrutura segura de Inside Sales na sua empresa

Que tal colocar o método Inside Sales em prática no seu negócio? Veja abaixo, algumas dicas que vão te ajudar ainda mais a deixar seus objetivos bem alinhados com sua estratégia: 

Trabalhe a sua persona com qualidade: quando se utiliza Inside Sales, o espaço entre o cliente e o vendedor pode se tornar um desafio. Estabeleça uma relação de confiança.

Quanto mais saber a respeito da sua persona, mais certeiro vai ser o resultado.

Automatize os processos: para ver um resultado rápido você poderá automatizar os seus processos comerciais, isso deverá incluir a inversão dos papéis  na hora da prospecção dos clientes.

Inbound Marketing + Inside Sales

No Inside Sales,  é o cliente que vai até o vendedor, para isso, utilizamos também o Inbound Marketing.

A empresa deve criar os meios que vão fazer o cliente ter o interesse despertado, para que o mesmo vá até o produto oferecido. Isso será possível através de conteúdos relevantes, conteúdos são como potes de ouro para atrair novos clientes, e com Inside Sales você poderá fazê-los com mais dedicação.

Seja encontrado no Google de maneira fácil, com conteúdos que falem diretamente com sua persona.

O processo de tomada de decisão deve ser avaliado: É muito necessário ficar de olho nas métricas e fazer o acompanhamento das vendas. 

Dessa forma, você poderá estar sempre ciente e mais perto da conquista das metas e objetivos para seu negócio.

É muito importante que o seu negócio tenha uma forte política de autonomia e responsabilidade entre seu time de funcionários.

Acompanhamento da jornada do cliente

A jornada do cliente deve ser acompanhada: A trajetória do cliente é realizada desde o primeiro contato com sua empresa, passando pelo pós-venda, e finalizando a compra, por isso é necessário ser vista com atenção.

É fundamental conhecer a jornada do cliente em cada etapa do funil, dessa forma, é possível entender o processo e aprimorar o Inside Sales.

Ajude e eduque seu time de marketing: Apresente uma ou mais alternativas que juntas poderão alavancar ainda mais as vendas, um exemplo disso é Inside Sales e Inbound Marketing que andam abraçados.

Juntas essas estratégias de marketing e vendas trabalham em prol da geração de leads, fornecendo ao time comercial esforços pequenos para resultados grandiosos.

Sua equipe de vendas precisa ser educada e auxiliada: Pode ser que você contrate uma nova equipe para formar o time de Inside Sales na sua empresa.

Independente disso, o que realmente vai importar é que a equipe esteja muito bem preparada para inserir uma nova metodologia de vendas na sua empresa.

É necessário que esteja definido todos os processos, atribuições, e responsabilidades a partir do momento que uma nova estratégia seja inserida.

Todos os funcionários deverão saber como é o processo Inside Sales e suas respectivas funções nele.

Utilize um bom CRM e monetize suas ações: Com o uso de um CRM para monetizar o que acontece dentro da sua empresa fica muito mais fácil de ser controlado.

Com um CRM, você terá registrado todos os atendimentos de forma completa.

Além disso, você também consegue acompanhar detalhadamente cada venda realizada, bem como toda jornada do cliente, de forma que diminua as vendas perdidas.

Tenha em mente metas claras: Metas são essenciais para motivação, mas muito mais importante para a mensuração do seu trabalho.

As metas da sua empresa precisam ser claras e com um foco bem definido: ajudar a melhorar os processos.

As metas podem ser metas de vendas, de interações, metas de compartilhamentos, etc.

Conheça os seus concorrentes: É ótimo que você foque no seu próprio negócio, mas pesquisar o que os concorrentes estão fazendo pode te ajudar muito.

Há muita coisa que se pode aprender analisando os concorrentes, assim entendemos melhor qual é a situação atual do mercado e do seu segmento.

Para uma empresa ser eficiente é preciso estar atento a tudo à sua volta, novas estratégias utilizadas, e boas práticas de mercado.

Estabeleça uma relação de confiança com os seus clientes: Já pensou no que leva alguém a se tornar um cliente de uma marca? São muitos fatores, alguns bem importantes são um bom atendimento, preço, produto ou serviço de qualidade, entre outros.

Todas essas características formam a confiança que o cliente tem com a sua marca.

Para que os clientes construam uma relação de confiança com sua empresa, é essencial conhecê-los e investir no desenvolvimento de estratégias.

Os profissionais de venda da sua marca conhecem bem a sua empresa, desse modo isso já ajuda muito nessa construção.

Bom, agora que você já sabe muito a respeito do Inside Sales, que tal chamar a gente e fazer sua empresa alavancar suas vendas?

Queremos que você encontre formas de otimizar suas vendas, e alcance bons resultados. Vamos crescer juntos!

Segmentos que não atendemos.

  • Pornografia
  • Política
  • Jogos de Azar
  • Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
Contato
SP / MG / SC / MS
Av. Paulista, 1202 – Bela Vista, SP/SP

E-mail: contato@8dpro.com
redes sociais
Great por dentro e por fora
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram