Uma boa plataforma de vendas online para ter bons resultados em sua empresa

Uma boa plataforma de vendas online para ter bons resultados em sua empresa

Conhecida também como plataforma de e-commerce, uma plataforma de vendas online é um sistema virtual onde é possível realizar cadastros de produtos para serem vendidos aos consumidores. Consiste em algo muito necessário para o varejo eletrônico. Se liga nessas dicas!

Em uma plataforma de vendas, é possível até mesmo criar uma  loja virtual, onde é permitido o cadastro de produtos para serem vendidos, suas descrições, características, entre outros aspectos. 

Sendo assim, é possível desenvolver sua própria loja e fazer o gerenciamento da mesma. Além disso, também é possível ter um controle financeiro e de estoque através de uma plataforma de vendas online.

Atualmente o comportamento do consumidor está em constante evolução e mudança, se uma plataforma de vendas tornar essa interatividade fácil e cômoda, isso permitirá uma ótima experiência aos consumidores e muitas vendas para você que investiu em um bom software. Acompanhe.

Vantagens encontradas em uma plataforma de vendas online

Partindo do princípio de que o consumidor está cada vez mais assíduo às compras online, o ideal é entender que as expectativas de crescimento do setor de comércio eletrônico no Brasil são muito positivas. 

Seguindo essas projeções, investir numa boa plataforma de vendas é fundamental nesse momento.

Mas como vender no ambiente virtual? A resposta para esse questionamento é muito simples para quem é especialista em vendas na internet, pois vender online requer uma plataforma eficiente e sabedoria para aproveitar o momento de expansão.

Agora veja algumas das vantagens de uma loja virtual para sua empresa:

  • Investimento inicial baixo: Normalmente em uma loja física, é necessário encontrar um “bom ponto” para o seu negócio vender bem.

    Já com uma loja virtual esse tipo de problema não existe, basta escolher um domínio, uma plataforma de vendas online alinhada com seus objetivos, um layout interessante, e um site que seja funcional para o consumidor. Tudo isso é possível com um orçamento muito mais baixo que em uma loja física.
  • 24 horas de funcionamento: Uma loja virtual oferece ao cliente a comodidade de compra a qualquer hora do dia, permitindo a ele conhecer todos os seus produtos e serviços sem a necessidade de sair de casa.
  • Maior alcance: Investindo em uma plataforma de vendas online, o seu negócio consegue um alcance maior relacionado aos consumidores, afinal de contas, todos podem acessar a internet de qualquer lugar do país, ou até mesmo de vários lugares do mundo.
  • Análise de resultados sendo acompanhados em tempo real: Quando uma pessoa acessa a internet, pode ser comum que ela deixe para trás alguns “rastros” de que esteve ali, dessa forma o acompanhamento de análises de resultados baseados no comportamento do usuário poderá ser feito sem dificuldades.

Será possível ver onde o usuário clicou, quais anúncios foram abertos e também quais páginas do site foram mais acessadas. Assim se torna mais fácil saber quais estratégias serão as melhores para sua empresa, e assim buscar resultados melhores.

Vale ressaltar também que é possível implementar até mesmo estratégias de abandono de carrinho para incentivar o visitante a retomar a compra. Tudo isso com os processos e ferramentas do Inbound Marketing.

Plataformas de vendas online: quais os tipos que existem e qual a melhor para o seu negócio?

Imagem com cores roxas se sobressaindo ilustrando a tela de um notebook com dinheiro saindo dela. O intuito da imagem é representar uma plataforma de vendas online.

O primeiro passo é desenvolver uma estratégia de marketing, pensando em ações que serão colocadas em prática em sua plataforma de vendas online, e após isso, escolha qual plataforma de e-commerce atenderá de forma mais eficiente a sua necessidade.

Existem várias plataformas de vendas online disponíveis, há inúmeros modelos onde é possível a criação de uma loja virtual de forma simples. Da mesma forma, são muitas variedades, desde as mais simplórias até as que já possuem um ambiente totalmente personalizado, ou modelos que já estão pré-definidos. 

Veja abaixo alguns exemplos e defina a que melhor se encaixa com o seu negócio.

SaaS: Software as a Service 

Se o seu negócio precisa de agilidade, o SaaS pode ser uma das opções em questão, seu prazo de implantação pode variar de 3 a 6 meses, de acordo com a dificuldade do seu projeto.

O SaaS oferece uma atuação mais ajustável em front-end (onde se encontra o “rosto” de um aplicativo ou site, com interface de navegação, design, além de ferramentas que interagem com o usuário como formulários e campos de buscas).

Agora se tratando das possíveis conexões do back-end (como o próprio nome sugere, vem do sentido do que tem por trás de uma aplicação, é uma espécie de banco de dados e programação) o qual é gerenciado exclusivamente por quem fornece a plataforma.

O SaaS é bastante utilizado por lojistas virtuais, é necessário pagar um valor para adquiri-la e de mensalidade, a qual é calculada normalmente como o percentual sobre o que sua marca fatura.

Licenciamento

Nessa plataforma de vendas online é necessária uma licença para utilizar o código-fonte, pois se trata de uma plataforma desenvolvida por terceiros. A renovação da licença fica a seu critério, caso renove é garantido as atualizações necessárias de softwares sempre que for preciso.

Sua licença é comprada e logo após, há uma taxa que precisa ser renovada anualmente. 

Com essa plataforma você terá total flexibilidade em sua atuação – tanto no front-end quanto no back-end. 

Desenvolvimento interno

Diferente das opções anteriores, essa plataforma não possui custo de aquisição, mas mesmo com essa vantagem, é necessário custear profissionais de TI para manutenção da sua loja virtual. Dessa forma, os custos a longo prazo poderão ser até maiores se comparados a outros modelos.

Normalmente essa plataforma  de vendas online não é a ideal para quem precisa de velocidade no momento da implementação. Ela pode ser ideal para empresas que possuem visão a longo prazo.

Esse modelo também possui uma maior flexibilidade em sua atuação (front-end e back-end). O compromisso de acompanhar os acessos dos usuários é do varejista.

Open Source

Se trata de uma plataforma de vendas online  gratuita, porém é necessário que se pague um valor para que um profissional instale o que for necessário no sistema.

Ao utilizar a Open Source, sua empresa receberá um código sem custos liberado por download, logo após o profissional contratado poderá realizar a instalação da plataforma de vendas online, pois suas funções são básicas e precisam de customização.

Uma boa plataforma de vendas online é aliada de um excelente marketing digital

Assim como em uma loja física, um negócio online precisa ter um bom relacionamento com os consumidores de sua marca.

Foque em um atendimento mais personalizado, entenda e se relacione com seu público de forma automatizada. Estabeleça quais estratégias de marketing digital poderão ser utilizadas para vender e divulgar sua marca de forma eficiente.

Muitas dúvidas poderão surgir na hora de vender em uma plataforma de vendas online, por isso é importante entender o que vai aumentar sua força de vendas nesse ambiente.

Procure investir em estratégias simples, mas que trarão um grande resultado para o seu negócio, por exemplo, investir no Inbound Marketing.

O Inbound Marketing possui estratégias de marketing que tem como objetivo a conversão de clientes por meio de conteúdos pertinentes ao público-alvo.

Quer saber qual a melhor plataforma de vendas online ideal para o seu negócio e descobrir a melhor estratégia de marketing digital?

Nós da 8D Pro estamos prontos para fazer com que sua empresa  e suas vendas cresçam significativamente. Fala com a gente, estamos ansiosos para apresentar a melhor solução para seu negócio crescer no digital.

Conheça nossos serviços através do nosso site, acompanhe as novidades através das nossas redes sociais como Instagram, LinkedIn, Facebook e veja nossos vídeos incríveis de dicas que farão toda diferença para sua marca em nosso canal do YouTube. Ficaremos felizes em te ajudar!

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram