Automação de Marketing: o que é e como pode ajudar seu negócio?

A automação de Marketing nada mais é do que o uso da tecnologia a favor da comunicação do negócio. Além de facilitar seu dia a dia dentro da sua estratégia de Marketing, também pode ser feita em larga escala, aumentando suas chances de vendas e aproximando sua marca do seu público-alvo. 

Neste artigo vamos te explicar o que é uma automação de Marketing e para isso, vamos usar exemplos que utilizamos com nossos clientes e demonstrar como a automação de Marketing te ajuda em diversas fases do funil de vendas.

Automação de Marketing: o que é?

A automação de Marketing é um processo digitalizado da comunicação com o lead, essa ação precisa entender a necessidade do seu cliente e tratá-lo de forma personalizada. Além de ser uma estratégia que pode ser usada para uma base grande de pessoas que se interessam pelo seu produto.

Essa metodologia é viabilizada por ferramentas de automação de Marketing, como o RD Station. Dessa forma, pode ser usada em diversos momentos do funil de vendas, inclusive para interligar toda a jornada do consumidor. Ela também pode ser usada para comunicação de pré-vendas e pós-vendas, conectando ainda mais sua marca com o seu público.

Por meio dessa estratégia você pode programar envios de e-mails para serem disparados para os leads assim que convertem no seu site. A automação de Marketing pode ser usada para nutrir o lead com informações relevantes sobre o seu setor de negócios e guiá-lo para as próximas etapas da jornada de compra.

Como é feita a automação de Marketing?

Essa metodologia é mesmo incrível! Mas se você ainda continua curioso e quer saber mais sobre como funciona a automação de marketing, fica com a gente que vamos te contar tudo. 

Então, para começar é preciso de uma ferramenta que possibilite essa função. Podemos citar como exemplo a RD Station Marketing, Leadlovers ou a Sendingblue. 

Por meio dessas ferramentas de automação, você consegue criar um fluxo partindo de uma conversão em uma Landing Page, ou em uma segmentação específica.  A partir dessa ação, você pode colocar o que é preciso, como, por exemplo: enviar um e-mail, acrescentar uma tag, marcar uma oportunidade e outras funções.

Automação de marketing: como criar relacionamento com o cliente

Para realizar uma estratégia realmente eficiente para a automação de marketing é importante ter uma equipe qualificada que entenda sua persona e seus leads. Por isso, recomendamos que busque uma agência de marketing digital!

Vantagens da automação de marketing para a sua empresa!

Agora vamos te explicar as vantagens dessa ferramenta. Para isso, separamos 5 benefícios que a automação de marketing pode oferecer para você!

Relacionamento com o cliente: cria uma conexão

A primeira vantagem da automação de marketing é a conexão que você cria com o cliente, melhorando seu relacionamento e aumentando a ligação e contato entre vocês. Isso porque ao se trabalhar com uma comunicação automatizada, você consegue manter uma conversa constante com seu futuro cliente. 

Além dessa conexão, a automação permite que a conversa seja completamente personalizada, usando nomes e informações relevantes ao longo do texto, o que mostra ao potencial cliente a importância que o consumidor tem para a sua marca.

Credibilidade de mercado

Com a automação de marketing, a credibilidade de mercado vem como uma consequência. Isso é devido ao relacionamento que você está criando com o seu potencial cliente, com conteúdos relevantes que vão ajudá-lo de verdade. 

Nesse caso, se você usar um conteúdo de qualidade com propriedade do assunto, você consegue mostrar o seu diferencial, levando assim uma criação de credibilidade de mercado e o fortalecimento da sua marca.

Você molda o seu cliente

Por meio da automação de marketing e a melhoria do relacionamento com o cliente, você consegue criar uma jornada ideal, enviando comunicações que se enquadrem ao estágio do funil que ele se encontra e pode guiá-lo pelos conteúdos que você julga relevantes para que o lead perceba que tem um problema e a sua marca tem a solução. 

Dessa forma você consegue criar um caminho perfeito para cada novo usuário, desenvolvendo segmentações que trabalhem com aquele lead de acordo com as necessidades e dores que ele te mostra. 

Assim podem ser criadas automações a partir da página do seu site que o usuário visitou, através do e-mail que ele abriu ou da landing page em que se cadastrou. Ou seja, você tem uma infinidade de jornadas que podem trabalhar para conquistar diversos clientes ideais para o seu empreendimento.

Automação de Marketing: descubra como melhorar o relacionamento com o cliente

O seu vendedor vai ter os argumentos certos para conquistar uma venda!

No momento em que é feita uma automação de marketing dentro de uma plataforma, você passa a ter documentado todo o trajeto que aquele lead percorreu. Dessa forma, é possível saber quais páginas ele acessou, quais conteúdos recebeu ou quais materiais ricos foram baixados. 

Então quando o seu lead for marcado como uma oportunidade e finalmente seu vendedor entrar em contato, sua equipe já estará ciente de todo o caminho que foi percorrido até ser uma oportunidade de venda. Isso também facilita o relacionamento com o cliente.

Desse jeito, o seu vendedor pode iniciar uma conversa perguntando se o conteúdo que recebeu foi útil para ele, e guia a conversa de forma que o possível cliente perceba que precisa da sua ajuda. Tornando assim, o processo de venda mais rápido e eficiente.

O relacionamento pode ser mantido mesmo após a venda

O último benefício desse método é a continuidade da comunicação da sua marca com o seu consumidor. Isso porque a automação de marketing pode começar assim que ocorre a primeira conversão do visitante, e continuar até depois da venda.

Isso mesmo, você pode criar um fluxo de automação para o cliente e por meio disso descobrir a opinião dele sobre seu produto, te ajudando a aprimorar cada vez mais. E o melhor é que você pode vender novamente para esse cliente. 

E convencer um cliente a comprar novamente é mais fácil que guiar um comprador que nunca nem ouviu falar da sua marca, não é mesmo? Esses são apenas 5 de várias vantagens que uma automação de marketing pode trazer para o seu negócio.

Mas não para por aí, vamos te dar um bônus, a análise de métricas. Com as automações você consegue entender como a sua comunicação está, ter indicadores de aberturas e cliques em e-mails. Além de conseguir mensurar quantos consumidores realmente se tornam clientes.

Você também vai gostar de ler: Quero conhecer mais sobre Inbound Marketing e as métricas de sucesso para minha empresa

Quando eu posso começar a usar a automação de marketing?

Agora que você já sabe o que é a automação de marketing, deve estar se perguntando quando pode começar a usar esse facilitador, e é isso que vamos te contar agora!

Então, se você tem um negócio e já busca por marketing digital, já pode implementar uma automação de marketing. Nesse caso, você precisa apenas de um site, uma ferramenta de automação de marketing e uma landing page ativa.

Após implementar os tópicos listados acima, sua empresa terá a oportunidade de personalizar a comunicação, analisar o comportamento dos seus futuros clientes e tornar as jornadas criadas cada vez mais efetivas.

Dessa forma, fica muito mais fácil conduzir o lead até a compra e após isso, também fidelizar o cliente com o intuito de torná-lo um propagador da sua marca.

Como a automação de marketing vai ajudar meu negócio

Ao longo deste artigo, trouxemos as vantagens da automação de marketing e como ela funciona. Agora vamos ver na prática como a automação de marketing vai ajudar: 

Integrar marketing e vendas

A principal transformação que o marketing de vendas vai trazer para o seu negócio é a integração do marketing com a sua equipe de vendas. Uma vez que seus vendedores conseguiram acompanhar o trabalho realizado pela sua equipe de marketing. 

Se gostou de saber disso e quer ver um resultado real, depois dá uma conferida nesse conteúdo incrível sobre  como a 8D Pro revolucionou o marketing do Consórcio Magalu, usando a automação de marketing.

Facilitar e agilizar a comunicação

Além da integração entre marketing e vendas, o seu time de marketing terá uma super ajuda na hora de se comunicar com a sua persona.

Já que ele fará uma vez o conteúdo e as jornadas, mas o resto do processo é todo automatizado. 

Em outras palavras, seus funcionários terão mais tempo para otimizar outros conteúdos e desenvolver mais estratégias de conversão, viabilizando o crescimento da sua marca e mantendo a conexão!

Gostou de ver como a automação de marketing pode evoluir seu negócio? Se isso te interessou, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a transformar seu empreendimento investindo em Marketing Digital.

Segmentos que não atendemos.

  • Pornografia
  • Política
  • Jogos de Azar
  • Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
Contato
SP / MG / SC / MS
Av. Paulista, 1202 – Bela Vista, SP/SP

E-mail: contato@8dpro.com
redes sociais
Great por dentro e por fora
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram