Integração do sistema de vendas (CRM) com sistemas de automação de marketing

Para que uma estratégia de marketing atinja grandes resultados é necessário que algumas técnicas sejam realizadas, e uma delas é a integração entre a automação de marketing e CRM.

A integração do sistema de vendas (CRM) juntamente com sistemas de automação de marketing, é uma técnica fundamental para a aproximação de um relacionamento muito importante: com o consumidor.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e sabem que no mercado existem milhares de opções para consumir, desta forma, é fundamental fortalecer a relação com seus clientes. Pensando nisso, utilizar a integração entre  vendas e marketing torna suas ações e campanhas ainda mais atraentes e assertivas para o público. Acompanhe.

Sistema de vendas (CRM) e automação de marketing: como funciona?

Pode ser comum que a equipe de vendas e a de marketing não tenham um alinhamento de processos, pois cada uma lida com ferramentas diferentes, mas a união entre as equipes é importantíssima para que ambas não fiquem alheias do processo um do outro. 

Imagem com elementos gráficos representando um sistema de vendas CRM

Ter uma ferramenta de CRM integrada com automação de marketing será a maneira mais eficiente de fazer com que as estratégias de ambas equipes adquiram agilidade e tenham a garantia que os dois times compartilhem as mesmas informações.

Acompanhe o artigo e veja o porquê essa integração é importante para um negócio.

Por que é importante a integração do seu CRM com automação de marketing?

O planejamento das estratégias de marketing digital ficam muito mais eficientes quando é feita a integração do seu CRM com a automação de marketing. Essa técnica, na verdade, pode ajudar bastante para que essa junção funcione de uma forma mais eficiente.

Em uma venda é necessário uma certa agilidade no atendimento, pois uma lentidão pode acarretar na perda de um lead. Aqui podemos citar o “Response time”, que nada mais é que o período em que a informação do lead chegou,  até o momento em que a informação saiu. Response time é um termo muito utilizado em estratégias de Inbound Marketing.

Há uma relação nítida e comprovada em pesquisas sobre conversão de leads e o tempo que se levou para realizar o contato. Sendo assim, foi possível observar que quanto mais tempo um vendedor demora para entrar em contato com um lead, menor será a chance de relacionamento e qualificação do mesmo.

Com isso, podemos ter mais certeza de que quando há uma integração entre marketing e vendas de forma automatizada, o vendedor é muito mais ágil em seu atendimento, e as chances de converter um lead são gigantes.

A integração automática é muito importante, afinal, vemos muitas empresas perdendo um timing precioso ao optar por um processo de distribuição de leads no qual depende de uma pessoa.

Gráfico mostrando a média das chances de uma conversão virar venda a partir do período de espera após a levantada de mão.

Entenda definitivamente porque essa integração é um diferencial para a sua empresa. Veja bem em quais etapas do processo de vendas a integração se torna importante.

1. Acompanhamento do lead pelo funil de vendas

O acompanhamento de todos os passos de um lead pelo funil de vendas é possível graças às ferramentas de automação dos processos de marketing, e isso faz com que os resultados já esperados pelo plano de marketing da sua empresa também possam ser acompanhados a cada nova estratégia.

Na prática, isso quer dizer que existe uma assertividade em todas as fases do lead, desde que ele chega, até o momento que ele começa a demonstrar interesse o suficiente para ser abordado pelo time de vendas.

Quando há integração entre CRM e automação, o seu time de vendas começa a entender quando é a hora certa de começar o trabalho, de forma que não desgaste o cliente em potencial ao fazer contato no momento errado.

Sendo assim, quando acontecerem novas vendas,  a sua equipe estará preparada com uma campanha já definida no sistema para a fidelização do novo cliente, utilizando, por exemplo, uma ferramenta de envio de e-mail marketing.

2. Ações duplicadas serão evitadas

Como a integração do sistema de vendas com o sistema de automação de marketing dão a garantia de que ao inserir os dados no sistema só aconteça uma vez, o risco de perder tempo com ações duplicadas é totalmente eliminado.

3. Compartilhamento de informações com mais facilidade

Com a automação de marketing e CRM, o acesso aos dados de cadastro do cliente, bem como suas informações sobre perfis de interesses e consumo, passam a ser compartilhados entre os times de vendas e o time de marketing.

E tudo isso, sem conflito de informação, ou até mesmo perda de tempo no trabalho.

Para a equipe de vendas essa integração é essencial para uma aproximação mais certeira, já para a equipe de marketing é possível desenvolver um passo além na relação com os clientes da sua empresa.

4- Acompanhamento de resultados mais prática

Uma das vantagens da automação de marketing e CRM são os relatórios gerados precisamente em cada ação realizada.

A automação de marketing pode proporcionar até mesmo o cálculo do retorno sobre investimento (ROI), quando implementado de forma correta.

Contando com um sistema de vendas integrado a um sistema de marketing, esse cálculo fica muito mais descomplicado, pois os relatórios do sistema ficam com fácil acesso para as duas equipes.

5. As vendas aumentam

Além da geração de procedimentos de interação entre uma empresa e um consumidor que busca por uma solução através de uma marca, a automação de marketing e vendas também integra todo processo de vendas.

Essa pode ser a melhor solução para empresas que lidam com uma considerável quantidade de leads.

Será através da integração de vendas com sistemas de marketing que haverá um relacionamento mais próximo com o cliente, e com isso muito mais vendas irão acontecer.

Isso é possível porque a equipe de vendas ficará dedicada às possibilidades reais de vendas, e com isso não haverá perda de tempo com leads que não foram qualificados.

Quando um CRM  juntamente com um sistema de marketing é utilizado em uma empresa, toda parte burocrática é diminuída e a produtividade da equipe aumenta consideravelmente.

Utilizando ferramentas corretas, a automatização dos processos de marketing e vendas fazem com que as atividades manuais que consomem muito tempo, sejam realizadas de forma prática e eficaz.

Sendo assim, você consegue a realização de campanhas mais definidas e personalizadas para alcançar o consumidor, e obviamente tornar o trabalho na empresa com muito mais eficiência e produtividade.

Como colocar em prática a integração dos dois sistemas

Viu só como uma integração do sistema de vendas com sistemas de automação de marketing podem ser fundamentais em sua empresa?

Nós da 8D PRO estamos prontos para traçar a melhor estratégia em seu negócio, e deixar ainda mais claro como uma integração como essa pode fazer a diferença nos seus resultados.Em nosso canal do Youtube você encontra conteúdos perfeitos para sua empresa. Venha saber como fazer seu negócio ter ótimos resultados.  Entra em contato com a gente e saiba muito mais.

Segmentos que não atendemos.

  • Pornografia
  • Política
  • Jogos de Azar
  • Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
Contato
SP / MG / SC / MS
Av. Paulista, 1202 – Bela Vista, SP/SP

E-mail: contato@8dpro.com
redes sociais
Great por dentro e por fora
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram