Qual o melhor conteúdo para cada etapa do funil de vendas?

Qual o melhor conteúdo para cada etapa do funil de vendas?

O sucesso da sua marca depende de sua capacidade de conquistar novos clientes. Uma das melhores maneiras de fazer isso é criando um funil de vendas que leva os clientes potenciais através de uma série de etapas, do prospecto ao comprador.

O funil de vendas é uma estrutura idealizada para acompanhar o cliente durante sua jornada de compra. Ele é divido em três etapas: topo, meio e fundo.

Muito utilizado no Marketing de Conteúdo, o funil de vendas se torna uma ferramenta que auxilia na definição de quais tipos de conteúdo devem ser criados para a marca, dependendo de cada etapa do funil que o cliente se encontra.

Continue a leitura e entenda mais sobre o que é o funil de vendas e como o consumidor se comporta em cada etapa da jornada do cliente.

Topo, meio e fundo: as etapas do funil de vendas

O funil de vendas segue o cliente desde seu primeiro contato com a empresa ou serviço até de fato a confirmação da compra/negócio.

Essa ferramenta pode te ajudar a identificar onde os clientes estão no processo de venda e em que fase do funil é necessário se concentrar.

Assim sendo, o funil está dividido em três estágios distintos, que mostraremos a você agora:

Topo do funil

Neste estágio, está o que chamamos de “conscientização”. O consumidor se torna consciente de um problema ou necessidade que ele não identificou anteriormente.

Então, o comprador acaba de tomar conhecimento do seu produto ou serviço. Ele ainda não sabe muito sobre ele e não está pronto para comprar.

Meio do funil

No segundo estágio, “interesse”, o consumidor buscar mais informações sobre um produto ou serviço que possa resolver seu problema.

Aqui, o comprador sabe que precisa e está interessado em soluções.

Fundo o funil

Finalmente, no terceiro estágio, “desejo”, o consumidor avalia diferentes opções e toma uma decisão.

Neste momento, o comprador já decidiu o que comprar e está apenas procurando por um lugar seguro para comprá-lo.

Qual a importância do funil de vendas?

O funil de vendas também permite às empresas medir seu progresso e rastrear seu desempenho ao longo do tempo. Ao entender o funil as empresas podem identificar áreas onde precisam melhorar seu processo de vendas e fazer as mudanças necessárias. 

Dessa forma, o funil é importante porque ajuda as empresas a entenderem qual tipo de conteúdo produzir em cada etapa da jornada do cliente.

Por exemplo, se você só criar conteúdo para o topo do funil, você não será capaz de levar o cliente adiante em sua jornada de compra. Por outro lado, se você só produzir conteúdo para o fundo do funil, você não conseguirá gerar leads interessados no seu produto ou serviço.

Verba X funil de vendas: onde investir mais recursos?

Focar no funil de vendas é importante, mas isso não significa que você tenha que investir a mesma quantidade de recursos em cada etapa. Dependendo do seu orçamento e das suas metas de vendas, você pode decidir onde investir mais dinheiro e recursos.

Se você quiser aumentar o reconhecimento da marca, por exemplo, faz sentido investir mais em conteúdo para o topo do funil. Por outro lado, se seu objetivo é aumentar as vendas, faz sentido investir mais em conteúdo para a parte inferior do funil.

Caso você queira uma mistura de ambos, crie uma boa mistura de conteúdo que cubra todos os estágios do funil.

O tipo de conteúdo melhor para cada estágio do funil dependerá do objetivo que você quer atingir em cada estágio.

Conteúdo para cada estágio do funil de vendas

Há uma variedade de tipos de conteúdo que podem ser usados em cada etapa do funil. O importante é alinhar sua estratégia de conteúdo com suas metas de vendas.

Aqui estão alguns exemplos de conteúdo que pode ser usado em cada estágio do funil de vendas:

Conteúdo para o topo do funil 

O conteúdo produzido nesta fase do funil deve ser geral e informativo, sem ser muito vendido. O foco aqui é apresentar o seu produto ou serviço ao comprador e fazer com que ele tome consciência de que ele existe.

A marca muitas vezes não é mencionada nesse tipo de conteúdo, ou só é referia na parte final.

Entre os conteúdos que podem ser desenvolvidos nessa etapa, estão:

  • postagens no blog;
  • vídeos;
  • slides de apresentação;
  • infográficos.

Conteúdo para o meio do funil 

Nesta fase, os compradores já sabem do que precisam e estão procurando opções que possam resolver seu problema. O desafio aqui é mostrar que o seu produto ou serviço é a melhor opção para eles. 

Alguns exemplos de conteúdo que podem ser criados nesta fase são:

  • e-books;
  • e-mails personalizados;
  • webinars;
  • posts detalhados no blog.

Conteúdo para o fundo do funil

O conteúdo produzido nesta fase deve ter como objetivo fechar a venda, ou seja, convencer o comprador de que seu produto ou serviço é a melhor opção.

Assim sendo, alguns dos materiais que podem ser criados são: 

  • testes gratuitos; 
  • página de preços;
  • cases de clientes;
  • depoimentos.

Simplificamos o seu funil de vendas

O funil de vendas é uma parte crítica de qualquer negócio. Entender como ele funciona e que conteúdo é mais eficaz em cada etapa pode ajudá-lo a aumentar suas vendas.

Na 8D, temos as ferramentas e a experiência para simplificar seu funil de vendas e ajudá-lo a atingir seus objetivos comerciais.

Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre nossas soluções avançadas que levarão seu negócio ao próximo nível.

Você gostou de nossas dicas sobre funil de vendas? Fique por dentro dos conteúdos ricos da 8D Pro nas redes sociais, como Instagram e Youtube, e aplique todas as estratégias de marketing digital necessárias para sua empresa!

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram