Os benefícios da produção de materiais ricos: confira 5 dicas para executar essa estratégia

Os benefícios da produção de materiais ricos: confira 5 dicas para executar essa estratégia

Você sabe o que são Materiais ricos? Já produz? Este artigo vai te explicar tudo que sua empresa precisa saber para produzir e usar esses materiais como estratégia de Marketing essencial.

O que são materiais ricos?

Para começar, entenda o conceito. Material rico nada mais é do que um conteúdo produzido com mais informações sobre determinado assunto do que um artigo, por exemplo. O mais importante é que eles sejam produzidos com o intuito de nutrir seus leads, fazendo parte da sua estratégia de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.  Alguns dos principais exemplos de materiais ricos são:

  • Ebooks
  • Infográficos
  • Templates
  • Planilhas
  • Tutoriais

Agora que você já sabe o que são, deve estar se perguntando: “Como implementar estes materiais para o marketing da minha empresa? ”. Pensando nisso, a 8D preparou várias dicas para você usufruir dessa estratégia que pode te ajudar a melhorar seu relacionamento com clientes e gerar mais vendas. Confira!

Escreva sobre o que sua empresa sabe

Uma das principais consequências positivas da produção de materiais ricos é a mudança na forma que seus leads irão ver sua marca. Se a sua empresa oferece serviços de T.I., por exemplo, escreva sobre assuntos relacionados a área e seus clientes te notarão como autoridade no assunto. Sabia que ser especialista em um segmento passa a confiança necessária para o fechamento de uma venda? Caso você atue no Marketing e não tenha conhecimento técnico sobre os serviços e produtos da empresa, busque ajuda dos outros setores e os envolva na criação destes materiais.

Produza materiais para diferentes fases do funil de vendas

O primeiro passo para escrever um material relevante é pensar em seu público. Para quem será direcionado este conteúdo? O Inbound Marketing pode focar no público de topo de funil, aqueles que ainda nem sabem que precisam do seu serviço ou produto e precisam ser educados desde o básico sobre o assunto. Mas também pode se dirigir ao fundo do funil, onde estão aqueles clientes que já sabem do que precisam, mas procuram diferenciais para realizar a compra e, por isso, se informam a fundo.

Produza materiais de qualidade

De nada adianta demandar a produção de um material e o mesmo não ter um resultado atrativo para seus leitores. Procure referências, pesquise muito e não escreva achismos ou frases prontas. Também tome cuidado com o nível de tecnicidade do assunto, caso o tema abordado no material seja muito complexo, você terá que direcioná-lo para um público muito específico, o que pode não ser tão interessante para seu negócio.

Dica 8D: Sempre considere as dores e necessidade da sua persona para produzir cada vez mais materiais de qualidade. Um conteúdo só é rico se ele enriquece a jornada de conhecimento do seu público.

Defina bem o objetivo da sua estratégia

A partir do momento que seu lead é educado com seu material, você o faz perceber quais problemas seu serviço ou produto resolvem para ele. Se seu objetivo é nutrir seus leads com informações sobre seu serviço, defina o tipo de linguagem que este usuário usa para escrever seu material. Se seu objetivo for, por exemplo, alcançar mais pessoas, você pode pensar em produzir um vídeo sobre algum assunto do interesse das personas do seu negócio. Cuidado apenas para não fugir do leque de temas relacionado ao seu negócio.

Um objetivo bem definido te ajuda na criação de estratégias. Se você produz material sem pensar nisso, pode estar gastando tempo e até dinheiro de forma desnecessária.

Divulgue

Parece óbvio, mas não adianta nada produzir um material de alta qualidade, ter estratégia, personas e objetivos bem definidos e não divulgá-los da maneira correta. Volte sua atenção para seu público novamente e defina em quais canais este público teria maior interação com este material. Se for um e-book, como posso direcioná-los para o download? Existem diversas estratégias eficientes para isso,  algumas mais utilizadas para divulgação de materiais ricos estão citadas abaixo:

 

  • Criação de Landing Pages com CTA
  • E-mail Marketing
  • Posts em Mídias Sociais
  • Anúncios Pagos

E aí, gostou das dicas que a 8D preparou par você? Esperamos que sim. E se precisar de ajuda com o Marketing Digital da sua empresa, entre em contato com um de nosso especialista. Estamos prontos para ajudá-lo.

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram