O que é persona e qual sua importância no Marketing Digital

O que é persona e qual sua importância no Marketing Digital

Você já ouviu falar em definição de persona?

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Logo, ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características diversas dos clientes, como gostos, medos, dados demográficos, costumes, idade, etc.

No entanto, é com base na persona que algumas estratégias de marketing digital, (principalmente a produção de conteúdo) são definidas.

O que é Persona?

Compreender quem compra é fundamental para saber exatamente o que fazer e qual decisão tomar na hora de divulgar um produto/serviço.

Certamente, você já ouviu falar em público-alvo. O público-alvo é um grupo de consumidores que representam características semelhantes e que estão propícios a comprar na sua empresa.

Deste modo, você deve estar pensando: e qual a diferença de público-alvo e persona?

Em primeiro lugar, persona como falado acima, é representação fictícia do cliente ideal. Ao contrário do público-alvo a persona é mais detalhada e apresenta pontos que influenciam diretamente na tomada de decisão estratégica para um bom plano de marketing digital.

 

Veja o exemplo abaixo:

 

Público-alvo: Mulheres, de 20 a 35 anos, casadas, cursando enfermagem, com renda média mensal de R$ 1.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de livros.

 

Persona: Mariana tem 24 anos, é casada, mora em Belo Horizonte e é estudante de enfermagem na Tec Enfermagem. Atualmente faz estágio no hospital público local e sua renda é de 1.500. Mariana tem como objetivo se aprimorar profissionalmente. Para isso ela procura cursos e instituições que propiciem esse crescimento.

 

Então, percebeu a diferença no grau de informações?

Inicialmente, podem até parecer iguais. Entretanto, são essas informações detalhadas que vão fazer diferença na hora de traçar suas estratégias de marketing digital.

Um lembrete importante: Não é obrigatório definir apenas uma persona para o seu negócio. Você pode vender produtos/serviços que sejam úteis para mais de um perfil de consumidor.

 

Como criar uma persona

Essa é uma pergunta comum quando começamos lidar com esse assunto. Por isso, veja algumas informações que compõe o questionário da definição: 

 

Obs: Para fazer a definição correta é necessário conhecer muito bem seu público.

Confira alguns pontos a serem considerados:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Que tipo de assunto ele se interessa do seu setor?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • Quem influencia suas decisões?
  • Onde ele mora? Qual sua idade? Estado Civil?
  • Onde trabalha? Qual sua formação escolar?

Deste modo, nota-se que são dados detalhados e íntimos, porém, são importantes na hora de executar por exemplo uma campanha de marketing em mídia paga. Pois, para traçar o perfil de quem eu quero que veja meu anúncio é crucial ter a minha persona bem definida.

Após colher as informações, crie o perfil de cliente ideal da sua empresa, dê a ele um nome e faça ligação a uma imagem. Assim sendo, toda vez que for pensar nas suas estratégias, consulte sua persona.

o que é persona

Qual a importância da Personificação do público no Marketing Digital


Até aqui já deu pra perceber que a definição da persona é crucial para qualquer tipo de negócio. Mas, agora vamos entender porque fala-se tanto nesse assunto no Marketing Digital.

Profissionais de marketing digital levam muito a sério a questão de definir uma persona antes de iniciar qualquer projeto. Isso porque, quanto mais informações dos potenciais clientes eles tiverem, mais eles conseguem segmentar o público a ser atingido.

Os canais de mídia e as estratégias disponíveis são inúmeras. Logo, saber em qual canal se encontra o público, o que eles gostam de ver, o horário que usam navegar na internet e outras informações contidas na criação da persona são base para um trabalho bem feito.

Saber por exemplo se seu público está no Facebook ou Instagram, faz com que você invista na mídia certa. Como também, saber se seu público faz leitura pela manhã antes do horário de trabalho ou prefere a noite ao ir descansar, faz com que você tenha um bom horário para fazer suas postagens.

Conhecer os medos, desejos e desafios do seu público te ajuda a conversar com ele exatamente com as palavras que ele precisa escutar.

Como no planejamento de marketing digital podemos segmentar nosso público e entregar conteúdo a quem realmente nos interessa, a definição da persona é imprescindível. 

Então, conseguiu entender o que é persona e qual a sua importância no Marketing Digital?

Ainda não tem a sua definida?

Entre em contato com a 8D, vamos conversar sobre as suas estratégias e tornar suas ações mais eficaz.

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram