Saiba como definir métricas de marketing: KPI's, dashboard modelo e controle de ROI

Saiba como definir métricas de marketing: KPI's, dashboard modelo e controle de ROI

No marketing digital, uma das maiores vantagens é a facilidade de mensuração através de métricas. Aqui você vai entender tudo sobre métricas de marketing, e entender do que se trata KPI’s, dashboard modelo e controle de ROI. Tudo isso para facilitar ainda mais o seu negócio.

Independente da estratégia escolhida, há uma quantidade grande de dados que podem ser recolhidos por essas métricas, onde serão analisados e utilizados para melhorar cada vez mais o resultado do seu negócio.

Tudo isso é valioso para a sua empresa e pode variar de acordo com o seu objetivo no negócio. Acompanhe e saiba mais.

A importância das métricas de marketing no digital

Quando se pensa no investimento em métricas, também é necessário entender como elas impactam diretamente nos resultados da sua empresa.

Em resumo, as métricas são formas de medir a performance das ações de marketing realizadas por uma empresa. 

Uma das características mais relevantes é exatamente a facilidade de mensurar e metrificar online.

Juntamente com as análises definidas, é possível entender de onde vem os resultados de uma ação de marketing, se existe algo sendo desperdiçado, quais as preferências dos seus prospects, entre outros detalhes.

Através das métricas de marketing é possível ter muitos benefícios, separamos alguns deles para você ficar por dentro:

  • Melhor entendimento sobre o comportamento do consumidor;
  • Ajudam a medir os resultados das ações realizadas;
  • Oferecem otimização dos investimentos.

Agora veja do que se trata algumas métricas e como elas vão ajudar o seu negócio a ter melhores resultados.

KPI’s 

KPI é a abreviação de Key Performance Indicator, em português, Indicadores Chave de Desempenho. É também conhecido como KSI, ou Key Succes Indicator.

Basicamente, o KPI diz respeito a uma métrica fundamental para a avaliação de qualquer metodologia de gestão. Melhor que isso: é um indicador que você poderá utilizar em sua empresa para o acompanhamento da evolução das operações.

Com o uso de um KPI, você evita ficar perdido em meio a muitos relatórios que não te levam a seu objetivo final, é através de métricas que o seu foco será mantido e cumprido com êxito, pois tudo será acompanhado por você.

Esse tipo de acompanhamento oferecido pelo KPI é o que permite que sua equipe de marketing - juntamente com gestores - saberem exatamente o que está funcionando, o que não está, o que precisa mudar, etc.

As análises precisam de números para serem utilizados como base, pois assim, será possível verificar se uma campanha está indo bem, se o marketing digital está sendo trabalhado corretamente, se o retorno sobre investimento está valendo a pena, além de qualquer outra informação que seja necessário avaliar.

Você pode estar se perguntando como é possível e de que forma os dados serão apresentados, não é mesmo?

Para visualizar melhor os resultados do seu negócio, é apresentado um KPI dashboard, uma forma mais simples de entender o que acontece na sua empresa. Veja bem.

KPI Dashboard

dashboard modelo

O dashboard é o formato em que os KPI’s são visualizados por toda equipe de sua empresa. Poderá ser um quadro, um painel, ou qual outro formato escolhido. 

O interessante é fazê-lo de forma que as pessoas envolvidas em um projeto específico possam ter acesso a ele de forma fácil. A ideia é o compartilhamento do KPI que vai medir o êxito de um projeto.

Vamos supor que o seu negócio seja uma loja virtual de camisetas de banda de rock: um KPI poderia ser a quantidade de visitas no seu site que se converteram em vendas.

Ou, suponha que você possui uma rede de cursos pré vestibular. O KPI poderia ser  a quantidade de alunos que conseguiram o primeiro lugar em aprovação nas faculdades desejadas.

Em resumo, se trata de dados que indicam se a empresa está no caminho certo para traçar seus objetivos.

Se o seu objetivo for avaliar os resultados alcançados pela sua estratégia de marketing, conheça também tudo sobre controle de ROI.

Controle de ROI

ROI é sigla de Return on Investiment, em português significa Retorno sobre o investimento, e basicamente engloba o cálculo que dá a possibilidade de avaliação o desempenho de um investimento feito por uma empresa em uma relação clara de ganha ou perda de dinheiro.

Em outras palavras, é quanto sua empresa faturou perante os gastos.

Mas como ter o controle de ROI? Existe uma fórmula simples para se calcular o ROI: basta pegar  o valor do lucro obtido, ou de uma venda realizada, e subtrair pelo investimento inicial, e dividir esse valor novamente pelo valor do investimento inicial. 

Veja bem como é feita a operação:

ROI

Vamos supor que nos seus cálculos, o resultado foi 7, isso quer dizer que o retorno sobre investimento foi 7 vezes o seu custo, ou seja 700%. 

Quanto mais você ter o controle de ROI - em marketing e vendas - mais possível será a otimização dos investimentos, e também será possível enxergar como cumprir seus desafios.

Além disso, sua equipe ficará mais motivada a permanecer ligada, e construir novas estratégias, e assim intensificar os ganhos e diminuir os custos, tornando o ROI ainda mais aprovado pelo seu negócio.

Viu só como sua empresa pode crescer em muitos sentidos fazendo o uso das métricas e se aperfeiçoando em estratégias? Pensando nisso, nós da 8D Pro preparamos conteúdos sobre tudo o que você precisa saber para alavancar seu negócio. Faça seu negócio ser diferenciado.

Conheça os nossos serviços e fique por dentro das novidades em nossas redes sociais: Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube.

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram