Lei da Oferta e Demanda: Entenda o que é e como funciona

Lei da Oferta e Demanda: Entenda o que é e como funciona

Lei da Oferta e Demanda: Entenda o que é e como funciona 

Já aconteceu de você dobrar o investimento no anúncio, mas não ver esse mesmo resultado na captação de leads? Ou então de com um mesmo investimento ter resultados distintos com o passar dos meses? A responsável por isso é a Lei da Oferta e Demanda

A lei da oferta e demanda é um princípio econômico básico que impulsiona os preços no mercado, usada há mais de dois séculos. 

Segundo essa lei, juntos, a oferta e demanda constroem um modelo de equilíbrio da atividade econômica, surgindo da relação entre empresas e consumidores.

Assim sendo, a lei da oferta e da demanda também determina a formação de preços no mercado, influenciando o preço oferecido e o preço procurado.

Continue a leitura e entenda mais sobre o que é demanda e oferta e porque ela é utilizada até os dias de hoje.

O que são oferta e demanda?

Para entender melhor como funciona a lei de oferta e demanda, também conhecida como oferta e procura, é interessante entender primeiro o que cada um desses conceitos significa.

A oferta e demanda andam lado a lado e são inversamente proporcionais. Isso significa que quando um indicador abaixa, o outro aumenta, e vice-versa.

Demanda

A demanda, também chamada de procura, é a necessidade total de um produto ou serviço no mercado. Ou seja, a quantidade de consumidores que procuram por certo serviço ou bem.

Sendo assim, quem estabelece a demanda é o consumidor, influenciado por diversos fatores, como: preço, poder aquisitivo, tendências, facilidade de compra do bem ou serviço, produtos similares, entre outros.

Vale ressaltar que é importante conhecer a jornada de compra do consumidor e onde este público está para traçar estratégias mais assertivas. Para isso, é fundamental ter personas bem estruturadas para direcionar as ações.

Oferta

Enquanto isso, a oferta representa a quantidade total de um bem ou serviço produzido pelas empresas para atender a demanda dos clientes no mercado.

Dessa forma, a oferta é influenciada pelo preço, quantidade, tecnologia usada durante a fabricação, entre outros fatores. 

Lei da Oferta e Demanda: Entenda o que é e como funciona 1

O que é a lei de oferta e demanda e porque ela funciona até hoje?

Ela afirma que quando há mais demanda por um produto do que a oferta disponível, o preço do produto aumentará. Por outro lado, quando há mais oferta do que demanda, o preço do produto diminuirá. 

Apesar de ter sido idealizada no século 18 por Adam Smith, a lei da oferta e da demanda ainda é usada hoje porque é uma maneira simples de ver como as empresas e os consumidores interagem no mercado. 

Além disso, a lei pode ajudar a explicar porque os preços flutuam, assim como fornecer uma visão do que pode acontecer no futuro.

Equilíbrio na lei da oferta e demanda

A lei da oferta e demanda é baseada no princípio do equilíbrio, que é o estado em que tanto a oferta quanto a demanda são iguais. Em outras palavras, não há excesso ou escassez de um produto 

Assim sendo, a quantidade demandada é igual à quantidade fornecida, e o preço é estável.

Entretanto, vale mencionar que o ponto de equilíbrio pode não estar sempre no ponto onde a oferta e a demanda se cruzam. A razão para isto é que podem haver outros fatores que influenciam o preço, tais como impostos, subsídios e salário mínimo.

Lei da Oferta e Demanda: Entenda o que é e como funciona 2

Fatores que afetam a lei da oferta e da demanda

Há vários fatores que podem afetar a lei da oferta e da demanda, como por exemplo:

1. Preço

O preço é um dos fatores mais importantes que afeta a lei da oferta e da demanda. Quando os preços estão altos, geralmente há mais demanda do que oferta (já que as pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto).

Quando os preços estão baixos, geralmente há mais oferta do que demanda (já que as pessoas não estão dispostas a pagar tanto por um produto).

2. Poder de compra

O poder de compra é outro fator importante que afeta a lei da oferta e da demanda. Quando as pessoas têm mais dinheiro para gastar (ou seja, seu poder de compra é alto), eles são mais propensos a exigir mais produtos e serviços. 

Similarmente, quando as pessoas têm menos dinheiro para gastar (ou seja, seu poder de compra é baixo), é mais provável que elas exijam menos produtos e serviços.

3. Tendências

As tendências também podem desempenhar um papel na lei da oferta e da demanda. Por exemplo, se existe uma tendência para uma alimentação saudável, então a demanda por alimentos saudáveis irá aumentar.

Por outro lado, se houver uma tendência para a comida rápida, então a demanda por comida rápida aumentará.

4. Facilidade de compra do bem ou serviço

A facilidade de adquirir um bem ou serviço também pode afetar a lei da oferta e da demanda. Quando é fácil para comprar um bem ou serviço, a demanda por esse bem ou serviço normalmente será maior.

Da mesma forma, quando é difícil comprar um bem ou serviço, a demanda por aquele bem ou serviço normalmente será menor.

5. A disponibilidade de substitutos

A disponibilidade de substitutos também pode ter impacto na lei da oferta e da demanda. Quando há muitos substitutos disponíveis para um bem ou serviço, a demanda por esse bem ou serviço normalmente será menor. 

Entretanto, quando há poucos substitutos disponíveis, a demanda por aquele bem ou serviço normalmente será maior.

Exemplos reais da lei da oferta e demanda

1. O preço do gás

O preço da gasolina é um bom exemplo da lei da oferta e demanda em ação. Quando há muita demanda por gasolina, mas não há oferta suficiente, o preço da gasolina sobe. Da mesma forma, quando há mais oferta do que demanda, o preço da gasolina desce 

2. O valor de mídias pagas

Você já se perguntou porque um anúncio fica mais caro? Porque o valor investido em uma campanha janeiro, por exemplo, é diferente que o investido em dezembro?

Isso se deve ao fato de que as campanhas veiculadas durante uma data comemorativa, meses com festividades ou grande evento esportivo, por exemplo, costumam custar mais do que aquelas veiculadas durante épocas do ano com menos tráfego.

O timing é muito importante para uma campanha e também se encaixa na lei da oferta e demanda. Afinal, se uma campanha é veiculada em dias e horários nos quais a concorrência é mais alta, maior será o seu custo.

3. O preço dos alimentos

Outro exemplo da vida real é o preço dos alimentos. Quando há escassez de uma cultura em particular (como o trigo), o preço do pão, feito com esse ingrediente, pode subir.

Vemos muito também no Brasil o preço de alimentos de época como tomate  e limão tendem a aumentar quando é não estamos na estação desses alimentos. Já, quando é época de colheita, os preços tendem a abaixar.

3. O preço de imóveis e carros

Considere o mercado imobiliário atual. A lei da oferta e demanda sugere que se houver mais demanda por casas do que as casas disponíveis (oferta), então os preços subirão. Se houver mais casas do que a procura, o preço pode cair.

Como melhorar esse cenário

Agora que você entende a lei da oferta e demanda, você pode usar esse conhecimento para tomar melhores decisões ao investir em marketing digital.

Dessa forma, não basta apenas anunciar online, é necessário ter conhecimento sobre onde o público está, como alcançá-lo e identificar épocas de alta e baixa demanda para aproveitar ao máximo a sazonalidade do seu segmento de mercado. 

A 8D Pro oferece soluções avançadas que fortalecem a presença digital da sua marca, ajudam a integrar marketing e vendas e geram novas oportunidades.

Se você gostaria de saber mais sobre como podemos ajudá-lo, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em discutir suas necessidades específicas e encontrar uma solução adequada para você. Conheça nossas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram