Definições: Growth Marketing, Inside Sales, Flywheel Marketing, Inbound Marketing e outros

Definições: Growth Marketing, Inside Sales, Flywheel Marketing, Inbound Marketing e outros

Diversas empresas já entenderam o quão importante é colocar em prática alguma estratégia de marketing digital em seu negócio. Growth Marketing, Inside Sales, Flywheel Marketing, Inbound Marketing são algumas que trazem um retorno surpreendente para a sua empresa. 

Essas estratégias e muitas outras vão guiar sua empresa em praticamente, ou senão em todas, as decisões de negócios a serem tomadas. Desde pequenas, médias ou grandes empresas, todas elas necessitam de ações de marketing.

Alcançar o sucesso pode parecer difícil, mas continue acompanhando esse artigo e conheça as ferramentas que vão ser o caminho para o seu negócio alavancar rapidamente.

Estratégias de marketing através de inovação

Muitas transformações no mundo digital e comportamental acabam fazendo o marketing sofrer mudanças frequentemente. Com isso, novas estratégias, novos termos, e novos conceitos sempre surgem. Mas o que de fato traz resultado para uma empresa?

Existem muitas empresas que não incorporaram o marketing digital e estão perdendo vendas, e ainda assim apenas observam o negócio parado e sem crescimento. 

Com isso, traçar um plano de marketing é fundamental para ter resultados diferenciados, pensando nisso vamos definir o que de fato é Growth marketing, Inside Sales, Flywheel e Inbound Marketing, e deixar mais claro ainda o que elas podem fazer pelo seu negócio. Acompanhe.

O que é Growth Marketing

O Growth marketing pode ser o caminho para sua empresa crescer mais rápido e de forma eficaz. Trata-se de um processo que propõe a atuação no crescimento de empresas que gostariam de crescer surpreendentemente e de uma forma mais rápida.

Também conhecido como marketing de crescimento, o Growth Marketing é uma estratégia que está transformando o modo de vendas, como fazer aquisição de clientes e também a retenção.

Ainda que ele seja focado no crescimento do negócio, o Growth Marketing não se resume apenas às vendas, pois há uma coisa mais importante que somente vender: manter o cliente!

Transformar pessoas que consomem seu produto ou serviço vez ou outra em um cliente fiel, é muito importante para o seu negócio e para sua marca, pois muitos deles poderão ajudar a sua empresa a divulgar o que você vende.

O Growth marketing age em cima de hipóteses e testes científicos, trabalhando sempre com equipes que envolvem até mesmo engenheiros e analistas de dados.

O período de experimentações envolve a execução de testes após análises de informações, desenvolvimento de ideias, e prioridade de experimentos.

Ciclo do Growth Marketing com o objetivo no meio e as etapas de analisar, ideia, priorizar e testa circulando.

Como o Growth Marketing funciona

Para deixar ainda mais claro como funciona o Growth Marketing, vamos a uma explicação clara através do funil.

Ao contrário do funil de vendas tradicional, onde se encontram as etapas de leads, visitantes, e oportunidades, o funil pirata do growth marketing está focado na jornada extensa, instável, e disruptiva do usuário.

Funil que demonstra o funcionamento do Growth Marketing com todas as suas etapas

Como é possível notar na figura acima, o growth marketing trabalha para manter o cliente ativo, fazendo a retenção dele, e o estimulando através do marketing boca a boca.

Através do funil é possível acompanhar a jornada do cliente, definindo os conteúdos que poderão ser mais relevantes para cada momento.

O que é Inside Sales

Inside Sales se trata de um tipo de vendas feita dentro de uma empresa, em outras palavras, Inside Sales significa vendas internas.

O vendedor faz uso  do que a tecnologia oferece e põe em prática as vendas através de meios que facilitam todo o processo. É ideal para vendas mais complexas.

Inside Sales é uma forma de vender que já foi escolhida por milhares de empresas do mundo todo, as quais têm como objetivo um custo menor de operação, quando se comparado a vendas presenciais. E a diferença é bem significativa.

Uma empresa que escolhe trabalhar com a modalidade Inside Sales, geralmente vai ter duas coisas muito interessantes: diminuição dos custos e muito mais vendas qualificadas.

Saiba agora como Inside Sales possibilita isso:

Custo de operação reduzido: Quando em uma operação comercial está envolvido viagem, hospedagem, reunião presencial, vendedores que precisam se deslocar por vários endereços, isso traz um custo muito alto para uma empresa.

Com Inside Sales, sua empresa economiza com tudo isso, pois os vendedores atendem diretamente da sede da empresa fazendo o uso de tecnologias, seja através de telefonemas, até mesmo videoconferência com os clientes, apresentando a eles produtos e serviços com todos os detalhes possíveis.

Com menos recursos desperdiçados em sua empresa, maior será a margem de lucro!

Redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC):  a sigla CAC, mede os valores investidos por uma empresa para atrair e conquistar um cliente. 

Com Inside Sales sua empresa reduzirá significativamente o custo por aquisição de clientes pelo simples fato dos cortes de custos com viagens, visitas, hospedagens, juntamente com cortes nos custos de campanhas de marketing.

Além de toda economia que o Inside Sales proporciona a uma empresa, conheça mais alguns benefícios:

  • Aumento da margem de lucro
  • Aumento no número de oportunidades abordadas
  • Previsibilidade do funil de vendas
  • Aumento da produtividade da equipe
  • Facilidade no rastreamento de informações e preenchimento dos dados no CRM
  • Acompanhamento das métricas da operação

Flywheel Marketing, o que é isso?

Para entender melhor do que se trata Flywheel Marketing basta imaginar uma roda em movimento. Isso mesmo, uma roda!

Flywheel é uma palavra que foi emprestada ao marketing diretamente da física.

Para a física e outras matérias que estudam fenômenos óticos, flywheel é uma espécie de roda onde é acumulado energia cinética (Tudo que se move possui energia cinética).

No início vai ser preciso um esforço para que a roda comece a girar, mas na medida que ela ganha força e começa a girar consecutivamente, ela vai ganhando cada vez mais velocidade.

Quando ela estiver girando sem parar, ela vai precisar cada vez de menos força para se movimentar, ou seja, seu movimento ocorre com muito mais facilidade com o tempo.

Quando mostramos essa analogia, queremos mostrar que o Flywheel é o mecanismo circular do marketing, é o que dá força e velocidade a uma máquina.

Flywheel marketing faz uma abordagem de marketing e vendas com uma visão diferente das perspectivas tradicionais, ele foca na fidelização do cliente.

Sendo assim, o Flywheels pode ser desenhado para um melhor entendimento em formato de círculo onde o cliente está no meio, para fortalecer ainda mais que um ciclo não poderá ter um fim, todas as etapas ocorrem em torno do cliente final.

Ciclo sem fim do Flywheel Marketing demonstrando seu funcionamento

Ao observar o ciclo sem fim, existe a atração do cliente, a interação com o mesmo, dando a ele uma experiência e atendimento diferenciado, com isso novos clientes serão atraídos, e assim o ciclo vai se repetindo. Assim é possível atrair e reter usuários constantemente.

O que acontece em cada etapa?

Para ficar ainda mais claro, conheça as 3 jornadas do ciclo do Flywheel Marketing.

Atrair 

Aqui o objetivo é ter um relacionamento com o cliente em potencial, chamando a atenção dele com conteúdo de qualidade específico para o público que deseja atingir.

Envolver

Quando o cliente já sabe sobre seu produto ou serviço, chegou o momento de dar mais um passo no relacionamento, indo para um próximo nível.

A ideia é uma aproximação através de várias formas como, adquirir o endereço de e-mail dele, oferecer materiais de qualidade com a solução que ele procura. O objetivo é que a aproximação seja feita até a realização da compra da sua marca.

Encantar

Após a venda realizada, o trabalho não pode parar. Aqui pode ser considerada uma das etapas mais importantes do Flywheel Marketing, pois vai dar um impulso ininterrupto em seu negócio.

Ofereça uma experiência inigualável para os clientes da sua empresa, aqui está envolvido o incentivo aos usuários do seu produto se tornarem fãs da marca.

Conheça bem o seu público, dê a eles um excelente atendimento, invista em um blog, marque presença nas redes sociais, e muito mais, existem muitas estratégias a serem exploradas para seu negócio crescer.

Inbound Marketing

Inbound na tradução livre significa marketing de atração, a diferença dessa estratégia de marketing para o marketing tradicional, também conhecido como Outbound, é que no Inbound Marketing quem procura a empresa é o cliente.

O Inbound Marketing engloba estratégias de marketing que tem como função a conversão de clientes através de conteúdos expressivos.

O Inbound Marketing passa por cinco fases, são elas: Atrair; Converter; Relacionar;  Vender e Analisar. E todas elas se complementam de forma bem inteligente.

Funil do Inbound Marketing com todas as etapas para atração e fidelização de clientes

No Inbound marketing sua empresa não precisa ir atrás de clientes, mas é necessário a exploração de canais como o próprio Google, blogs, redes sociais, entre outros meios de ser encontrado facilmente pelos usuários.

Através do Inbound Marketing são realizadas ações que tem como objetivo atrair o cliente em potencial para seu site, suas redes sociais, seu blog, e vai ser a partir dessa atração que será realizado todo um trabalho de relacionamento com as pessoas atraídas para os canais.

Entenda o porquê de muitas empresas crescerem com Inbound Marketing, são apenas cinco pontos que fazem o Inbound Marketing trazer uma grande diferença para o seu negócio:

  • A visibilidade do seu negócio aumenta perceptivelmente
  • O custo de aquisição de seus clientes (CAC) diminui bastante;
  • Cliente em potencial são atraídos;
  • Conteúdos de qualidade fazem uma diferença enorme;
  • O processo de vendas é otimizado.

Não ter uma estratégia de Inbound Marketing em sua empresa pode te deixar bem atrás dos seus concorrentes, aplique essa metodologia  e tenha bons resultados em seu negócio.Viu só como é importante utilizar estratégias e ferramentas de marketing na sua empresa, saiba que além de Growth Marketing, Inside Sales, Flywheel Marketing, Inbound Marketing existem muitas outras formas de alavancar seu negócio. Chama a gente e saiba mais.

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram