Diferenças entre B2B e B2C?

Diferenças entre B2B e B2C?

Você sabe qual modelo de mercado é o mais recomendado para a sua empresa? Qual é o seu público alvo? Hoje, nós da 8D, vamos te apresentar alguns conceitos que irão ajuda a conhecer melhor o seu próprio negócio e o consumidor que se conecta com ele.

A partir disso, apresentaremos caminhos que irão ao encontro de ações que gerem resultados para você.   

B2B e B2C, siglas simples e semelhantes. Será que possuem grandes diferenças em seus significados?
Continue a leitura deste artigo e descubra a grande diferença entre B2B e B2C essas siglas tão comuns no mundo dos negócios.

Aprenda também como identificar o seu público alvo e como usar as estratégias de marketing de forma assertiva. 

O que é B2C?

B2C é uma sigla em inglês que significa “Business to Consumer”, que nada mais é do que o nome dado a uma empresa que vende ou presta serviço diretamente para o consumidor final. Uma compra realizada em uma loja de shopping, no supermercado  ou qualquer serviço realizado diretamente para o cliente final (pessoa física). 

O que é B2B?

B2B  é a sigla para “Business to Business” que significa , em português, “de negócio para negócio”. Ao contrário do B2C, o B2B não vende ou presta serviço para o consumidor final.

Nesse caso, a empresa vende para outras empresas. Como, por exemplo, empresas de software, empresas que fornecem matéria prima, empresas farmacêuticas e da área da saúde.

Diferença de consumidores entre B2B e B2C

Os consumidores B2C tendem a ter o fator emocional como grande peso nas tomadas de decisões e muitas empresas chegam até os seus clientes assim, por meio de uma abordagem mais emotiva. Seja no final do ano, uma família feliz participando de alguma refeição ou um modelo usando uma roupa específica para uma ocasião especial.

O lucro da empresa normalmente se dá em várias pequenas vendas para vários clientes. A negociação é rápida e envolve poucas pessoas, normalmente apenas o vendedor e o cliente. O ticket médio do consumidor é baixo.

Já os consumidores B2B tendem a ter o aspecto racional predominante na hora de fechar uma compra, as negociações demoram mais tempo e costumam envolver várias pessoas, pois são decisões mais complexas. Com isso, a recorrência de vendas é mais alta, pois após essa extensa negociação cria uma parceria entre empresas.

O ticket médio desse consumidor é médio-alto e normalmente o lucro das empresas B2B vêm de uma boa e recorrente venda.

Estratégias de Marketing para B2C e B2B

Atualmente, o Marketing Digital está a alcance de muitos. Com isso, ambos modelos de empresas devem utilizá-lo. Mas é preciso se atentar ao tipo de comunicação que irão passar nesses canais.

As empresas B2B precisam ser mais segmentadas e especializadas para atingir o seu público e investir em um conteúdo rico. Alguns canais mais utilizados são: redes sociais, podcasts, ebooks, revistas especializadas e TV.

As empresas B2C precisam estar presentes em massa para que o seu cliente tenha sempre algum contato com o seu produto. As redes sociais, blogs, TV e até mesmo boca a boca fazem parte das abordagens pertinentes para este perfil. Em ambos os casos o foco deve estar totalmente em cima  do público alvo.

No modelo B2C, o cliente se interessa mais com produtos que se conectam ao seu desejo e necessidade do momento. Mesmo com o cuidado e atenção em relação a preço, material e qualidade, a maioria finaliza a compra por causa de um apego emocional com a marca.

No B2B a melhor maneira é prender a atenção do seu cliente com conteúdos relevantes. Depois que o cliente entende sobre o seu produto e se sente seguro ele se move de forma rápida no funil, acelerando o processo de venda.

Conheça o seu consumidor

Mesmo os dois modelos conversando com públicos diferentes, pode-se entender que para ter sucesso nas vendas com qualquer público é necessário conhecê-lo, saber onde e como se conectar com ele, para então obter uma boa conversão de lead para cliente. 

Investindo em marketing digital e em uma agência especialista no assunto você consegue se aventurar no mercado com um a estratégia e um plano de marketing assertivo para valorizar sua empresa e atrair o seu cliente.

Entre em contato com um dos especialistas da 8DPro para conversar mais sobre. Ficaremos muito felizes em te ajudar.

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram