Criação de Persona: O que é Persona e qual sua importância no Marketing Digital?

Você já ouviu falar em definição de persona?

Persona é a representação semi-fictícia do cliente ideal em pessoa de um negócio. A criação de persona deve ser orientada a dados reais dos consumidores, e isso inclui descobrir os gostos, localização, renda, desejos, entre outros. 

Sabemos que existe uma  crescente demanda das empresas de criarem suas personas logo no início do projeto de marketing, porém a ordem de definição e os fundamentos utilizados são super importantes. Pensando nisso, criamos esse conteúdo para dar um norte. 

Veja só do que se trata uma Persona e como ela pode ajudar o seu negócio alavancar.

O que é Persona?

Para que os seus clientes sintam uma conexão com seu produto/serviço ou marca, é preciso que se identifiquem com o conteúdo e o tom de voz da sua empresa. 

Dessa maneira, conhecer o público para o qual você está segmentando cada campanha facilita a tarefa de falar o mesmo idioma. 

O conhecimento sobre o público ajudará também a concentrar neles suas campanhas pagas, além de aumentar o impacto das suas ações nas suas estratégias de marketing. 

O público-alvo de uma empresa é um grupo de pessoas definido por dados demográficos e comportamentos, e as empresas costumam utilizar o que conhecem sobre esse público-alvo para criar personas que representem o usuário. 

Essas personas direcionam as decisões para as campanhas de marketing. Olha só  esse exemplo:

Criação de Persona: O que é Persona e qual sua importância no Marketing Digital? 1

Persona: Mariana tem 26 anos, é solteira e mora em Belo Horizonte, ela está prestes a se formar e faz estágio em um hospital no centro da cidade. Com o salário do estágio, Mariana guarda uma parte em uma conta poupança para arcar com cursos que possam aprimorar ainda mais sua carreira. 

Dedicada, nos intervalos do estágio Mariana assiste vídeos-aulas sobre sua carreira. Mariana tem o sonho de trabalhar no melhor hospital da América Latina e se dedica muito nos estudos para realizar seu sonho.

Então, percebeu a diferença no grau de informações?

Inicialmente, podem até ser muito parecidas. Entretanto, são essas informações detalhadas que vão fazer diferença na hora de traçar suas estratégias de marketing digital.

Um lembrete importante: Não é obrigatório definir apenas uma persona para o seu negócio. Você pode vender produtos/serviços que sejam úteis para mais de um perfil de consumidor e assim ter duas, ou mais, personas.

Como ocorre a criação de personas?

Essa é uma pergunta comum quando começamos a lidar com esse assunto. Aqui na 8D, organizamos um processo de criação de persona, que funciona tão bem que economiza tempo, além de ser desenvolvido na ordem de definição correta.

Criar persona não é algo tão simples, não  basta dar nome e idade a uma pessoa imaginária. Existe um critério para desenvolver o personagem fictício de forma realmente estratégica, garantindo uma maior assertividade. 

Na 8D estruturamos em forma piramidal, em 3 fatias diferentes de definição:  Público Alvo > ICP > Persona. Comece pelo público alvo, depois vá para o ICP e em seguida preencha cada uma das personas, utilizando os dados já preenchidos.

Veja algumas informações que compõe o questionário da definição, e confira alguns pontos a serem considerados:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Qual assunto do seu setor ele tem maior interesse?
  • Quais são as atividades mais comuns no dia a dia dele (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • Quem influencia suas decisões?
  • Onde ele mora? Qual sua idade? Estado Civil?
  • Onde trabalha? Qual sua formação escolar?

Deste modo, nota-se que são dados detalhados e íntimos, porém, são importantes na hora de executar, por exemplo, uma campanha de marketing em mídia paga. Pois para traçar o perfil de quem eu quero que veja meu anúncio é crucial ter a minha persona bem definida.

Após colher as informações, crie o perfil de cliente ideal da sua empresa, dê a ele um nome e faça ligação a uma imagem. Assim sendo, toda vez que for pensar nas suas estratégias, consulte sua persona.

Separamos outros exemplos de persona para você observar ainda mais os detalhes e como eles fazem diferença: 

Exemplo de persona 1:

Criação de Persona: O que é Persona e qual sua importância no Marketing Digital? 2

Gabriel, 28 anos, mora em Belo Horizonte. É classe média alta, formou-se em Publicidade e Propaganda, e atualmente trabalha em uma agência de marketing digital, mas pretende abrir sua própria agência de publicidade.

Solteiro, gosta de tocar guitarra nas horas vagas junto com os amigos e já pensou em dar aulas de música para ganhar uma renda extra.

Exemplo de persona 2:

Criação de Persona: O que é Persona e qual sua importância no Marketing Digital? 3

Vinícius tem 19 anos, classe média baixa, tem o sonho de ser jogador de futebol e é uma promessa em campo.

Vinícius além do sonho de ser jogador, também gostaria muito de se profissionalizar em arte gráfica por possuir facilidade em desenhar, pois desde criança possui uma grande habilidade

Mora em Campinas com seu pai e um irmão mais novo, mas passa a maior parte do tempo nos centros de concentração para treinar futebol. Um dos seus hobbies nas horas vagas é desenhar super-heróis e postar em suas redes sociais.

Exemplo de persona 3:

Criação de Persona: O que é Persona e qual sua importância no Marketing Digital? 4

Tamires tem 3 filhos, e seu estado civil é divorciada. Mora com sua mãe e junto com ela possui uma pequena loja de doces fabricados por ambas. As vendas dos doces ajudam nas despesas da casa, mas Tamires tem o sonho de fazer alguns cursos para se profissionalizar ainda mais na área de confeitaria.

Nas horas vagas Tamires cuida dos filhos, e com isso sente dificuldade em sair para fazer um curso.

Chegou a olhar alguns cursos online, mas ainda não conseguiu decidir um que fizesse sentido para seus objetivos. Enquanto isso, assiste programas de culinária para aprender mais sobre o assunto.

Exemplo de persona 4:

Criação de Persona: O que é Persona e qual sua importância no Marketing Digital? 5

Rafael é formado em Engenharia mecânica há 5 anos, mora com sua esposa, e não possui filhos. Rafael gostaria de fazer uma pós-graduação, mas ainda não sabe exatamente em que, e nem onde.

Ele é um rapaz bastante indeciso, e com isso sua procura por algo se torna longa, pois sua indecisão por vezes o atrapalha.

Rafael atualmente trabalha por conta própria e possui o sonho de ser contratado na empresa dos seus sonhos, uma multinacional bastante conhecida no país e no mundo.

Viu só como cada persona possui sua própria personalidade, individualidades, e estilo de vida? Entender isso ajuda cada vez mais empresas a trabalhar suas campanhas de marketing e ter bons resultados.

Para que serve uma persona?

Agora que você já está mais por dentro do assunto e conseguiu perceber como a prática pode te guiar nas estratégias de marketing e vendas, entenda também para que serve uma persona. 

O conhecimento sobre seu público é aprofundado

A primeira coisa para definir um grupo de consumidores é através do público-alvo, pois através disso é possível entender com quem sua empresa pode se comunicar. Depois de aprofundar sobre isso, vem o envolvimento das personas nas suas estratégias.

Por exemplo, em uma campanha para uma faculdade, sabe-se que o público é de alunos, mas é preciso entender como é a rotina dessas pessoas, seus objetivos e outras características.

Conhecer de fato sobre essas pessoas, ajuda cada vez mais a entender a sua complexidade.

Definição do tom de voz e linguagem a ser utilizado

A persona também tem como função ajudar direcionar melhor o tipo de tom e linguagem a ser utilizado em conteúdos. Por exemplo, não faz sentido utilizar uma linguagem muito formal se o público é composto por pessoas mais jovens e alternativas.

A persona é responsável por auxiliar na construção da mensagem de uma campanha, com a adequação da linguagem e do tom de voz ideal.

Otimização da experiência do usuário na navegação do site

Aqui a persona entra com a função de fazer um levantamento do perfil comportamental do usuário do site, desde o momento que ele acessa, seu canal, ou seja, de onde ele acessa,  como faz a navegação, e qual o conteúdo mais procurado por ele.

Dessa forma, os responsáveis pelo layout e design do site fazem a otimização das funcionalidades para melhor atender os usuários, e assim oferecer uma melhor experiência a eles.

Qual a importância da Personificação do público no Marketing Digital?

Até aqui já deu para perceber que a definição da persona é crucial para qualquer tipo de negócio. Mas, agora vamos entender porque se fala tanto nesse assunto no Marketing Digital.

Profissionais de marketing digital levam muito a sério a questão de definir uma persona antes de iniciar qualquer projeto. Isso porque, quanto mais informações dos potenciais clientes eles tiverem, mais eles conseguem segmentar o público a ser atingido e falar com a pessoa certa.

Os canais de mídia e as estratégias disponíveis são inúmeras. Logo, saber em qual canal se encontra o público, o que eles gostam de ver, o horário que navegam na internet e outras informações contidas na criação da persona são a base para um trabalho bem feito e que gere resultado.

Saber, por exemplo, se seu público está no Facebook ou Instagram, faz com que você invista na mídia certa. Assim como descobrir se seu público faz leitura pela manhã antes do horário de trabalho ou prefere a noite ao ir descansar, facilita  na definição de um bom horário para fazer suas postagens.

Conhecer os medos, desejos e desafios do seu público te ajuda a conversar com ele exatamente com as palavras que ele precisa escutar.

Como no planejamento de marketing digital podemos segmentar nosso público e entregar conteúdo a quem realmente nos interessa, a definição da persona é imprescindível. 

Então, conseguiu entender o que é persona e qual a sua importância no Marketing Digital? 

Ainda não tem a sua definida? Entre em contato com a 8D, vamos conversar sobre as suas estratégias e tornar suas ações mais eficazes.

Pensando ainda mais em facilitar a rotina de quem precisa de estratégias eficazes de marketing criamos exclusivamente o Gerador de Personas, uma ferramenta fantástica para o seu negócio.

Gerador de Personas 8D Pro

Para  facilitar o dia a dia de quem precisa de eficácia em suas estratégias de marketing, o Gerador de Personas foi criado para ser um facilitador de negócios e trazer o dinamismo necessário para que nenhuma informação  seja esquecida. Veja só sua estrutura:

Criação de Persona: O que é Persona e qual sua importância no Marketing Digital? 6

Com o Gerador de Personas da 8D Pro, é possível criar quantas personas forem necessárias, tanto para B2B quanto para B2C. Basta seguir os passos abaixo.

Antes de você fazer o download do Gerador de Persona, baixe o kit completo sobre persona para se profundar no conteúdo e entender os porquês desta estratégia. Depois disso acesse o Gerador de Persona, veja as abas da esquerda para a direita, e preencha as solicitações.

1º passo: Abra a aba "1º Público-Alvo";

2º passo: Abra a aba "2º ICP";

3º passo: Preencha cada uma das personas com os dados que possui, e pronto, está finalizado o processo.

Caso seja preciso criar mais de uma persona, clique na aba “persona” com o botão direito e em seguida clique em “Duplicar”.

Criação de Persona: O que é Persona e qual sua importância no Marketing Digital? 7

Com o Gerador de Personas, é possível encontrar características muito individuais do cliente ideal, e assim trabalhar de forma mais certeira em suas estratégias.

Faça o download do  nosso Gerador de Personas e tenha cada vez mais praticidade em seu negócio, e claro, alcance mais resultados. Também não se esqueça que para ter ainda mais conhecimento sobre estratégias de personalização é importante que você  faça o download gratuito do Kit completo sobre persona e sua importância no marketing digital.

Fique por dentro dos conteúdos ricos da 8D Pro nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube, e aplique todas as estratégias de marketing digital necessárias para sua empresa. Ah, também não se esqueça de nos contar o que achou do kit, combinado?

Segmentos que não atendemos.

  • Pornografia
  • Política
  • Jogos de Azar
  • Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram