Como está sua presença digital?

Como está sua presença digital?

Ter presença digital vai muito além de possuir um site ou fazer postagens nas redes sociais.

Estamos vivendo a era da revolução digital, a qual cada vez mais as pessoas acessam a internet, seja pelo seu celular, por tablets, TVs e sem esquecer claro, o tradicional computador.

Portanto, um fator importante para o sucesso do seu negócio está em se posicionar no ambiente online, gerar experiência memorável e construir assim uma presença digital.

Falamos que construir essa presença está além de ter um domínio registrado ou administrar as redes sociais. Então, vamos ver agora o que realmente faz o seu negócio construir uma presença digital.

 

O que é presença digital?

 

Você com certeza tem alguma marca que segue e compra sem pedir recomendações. Se não tem, conhece alguém que seja fiel a uma. Isso se dá pelo fato dessa marca ter se consolidado e se posicionado como autoridade ou referência em algum assunto. 

E como maior aliado das empresas para construir e reforçar essa autoridade temos o ambiente online.

A internet possibilita que a sua mensagem chegue até a sua persona. Por meio da segmentação, as ações na internet permitem que você converse diretamente com seu público, e assim construa intimidade com ele, proporcionando experiências memoráveis que fortalecem e constrói uma presença digital.

Presença Digital é a forma como uma marca se posiciona e utiliza os meios digitais para se mostrar relevante, confiável e atrativa para os consumidores.

 

A evolução do Relacionamento

 

O fácil acesso às marcas e o alto consumo de informações por meio das plataformas online mudaram o comportamento do consumidor e a forma que gostam de ser tratados.

A interação com as marcas é atributo relevante para a avaliação do público. Ser respondido nas redes sociais, receber ofertas exclusivas, entrar contato e “ficar ligado” nas novidades são peças chave para garantir uma boa presença digital além de garantir um público fiel.

Tempos atrás o acesso às marcas não era não fácil como agora. Com isso, a vulnerabilidade era menor, as informações e avaliações negativas não tinham tamanha proporção como atualmente, assim como feedbacks positivos que influenciam novas compras.

A evolução do relacionamento trouxe a facilidade do encontro entre marca e usuário, e com isso surge a grande necessidade de construir uma presença digital para o seu negócio. É por meio do brand relationship (relacionamento com a marca) que pessoas constroem experiências.

 

Meios para construir uma presença digital

 

Existe uma infinidade de plataformas e estratégias para estar presente na internet, vamos citar alguma delas agora:

 

  • Site
  • Blog com conteúdo direcionado para a persona
  • Google meu Negócio
  • Perfil nas principais redes sociais
  • Campanhas
  • Email Marketing

Vamos ver detalhadamente o que fazer em cada uma delas.

 

Site

 

O pontapé inicial para iniciar uma presença digital é possuir um site. Mesmo que você não tenha um comércio na internet, contar com um endereço online torna mais fácil o acesso do público à sua marca, além de possibilitar que você execute várias estratégias para trazer pessoas para o seu negócio.

Por isso, crie um site. Mas além disso, certifique-se de que a navegação seja fácil, o carregamento rápido, otimize-o para os buscadores, e entregue informações úteis ao usuário.

 

Blog

 

O blog é praticamente o seu principal canal de entrega de conteúdo. Por isso, é importante pensar na persona antes de iniciar publicações no seu blog. O conteúdo que você entrega precisa ser o mesmo que o seu público-alvo quer receber.

Por meio de conteúdo relevante é que seu público vai acreditar na sua autoridade e ter segurança com seu negócio. Sendo assim, mantenha seu conteúdo atualizado e otimizado.

 

Google Meu Negócio

 

Para construir uma presença digital, é preciso estar ativo em plataformas de busca. Por isso, lhes apresento o Google Meu Negócio. 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que coloca você na página de pesquisas da plataforma de maneira a entregar informações rápidas do seu negócio para facilitar o acesso do público.

Pela ferramenta do Google você pode fazer postagens, compartilhar fotos e receber avaliações do público, o que na era digital é de grande peso na tomada de decisão.

 

Perfil nas Redes Sociais

 

As redes sociais sugam a maior parte do tempo de navegação dos usuários atualmente. Por isso além de ser muito importante ter um perfil cadastrado nas redes, você deve se atentar para o tipo de conteúdo que veicula em cada uma delas.

O tipo de público de cada uma é distinto, as buscas por conteúdo são variadas, proporcionar personalização na entrega de conteúdo e gerar valor por meio dele é a tarefa número 1 das redes sociais para te ajudar a construir uma presença digital.

 

Campanhas e Email Marketing

 

As campanhas em mídia paga e os e-mail Marketing são formas segmentadas de interagir com o público certo. Essas estratégias permitem entregar mensagens a usuários específicos de acordo com sua busca, necessidade ou desejo.

Ao entregar a mensagem certa para sua persona você tem a chance de se posicionar como referência no assunto e gerar lembrança de marca.

 

Como está sua presença digital hoje?

 

Então, depois de vermos um pouco sobre estratégias e comportamento dos usuários, a pergunta que fica é:

 

  • Como está sua presença digital hoje? Como sua empresa se posiciona no ambiente online?

Se algo do que foi citado aqui neste artigo ainda não faz parte da realidade da sua empresa, você precisa urgentemente mudar esse cenário.

O futuro é a tecnologia e a internet possibilita a mensuração de resultados e a coleta de dados consciente que impulsionam seu negócio e geram resultados cada vez melhores.

Quer falar mais sobre como construir uma presença digital e alavancar de vez seu negócio? Entre em contato com nosso time e venha bater um papo. Clique aqui.

Baixe também nosso eBook Grátis sobre Marketing Digital, clique no botão abaixo e faça seu download.

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram