Quais são e como calcular as taxas de conversão do funil de marketing e vendas?

Quais são e como calcular as taxas de conversão do funil de marketing e vendas?

Alguma vez você já parou para pensar como e porque uma empresa investe em promoções e ações de marketing? A resposta é uma só: vender mais e/ou melhor. Entenda aqui tudo o que acontece muito antes de uma venda, a importância das taxas de conversão e como o funil do marketing é relevante em um negócio.

Antes de uma venda acontecer, toda empresa precisa atrair os seus clientes, e para isso acontecer é necessário estar atento às etapas do funil de vendas independente se o cliente estiver totalmente decidido a comprar o seu produto ou serviço, ou não.

Para fazer com que uma pessoa interessada realmente compre sua marca, o método de acompanhar essa progressão por meio de métricas será muito importante para o seu negócio. Mas quais métricas deverão ser observadas e como calculá-las?  Olha só:

Taxas de conversão: o que são elas?

As taxas de conversão são métricas que demonstram a quantidade dos seus  prováveis compradores que de fato irão realizar a compra fazendo a indicação da eficácia das estratégias da sua equipe comercial. Ou seja, quantas pessoas demonstraram algum tipo de interesse por sua oferta

Para um trabalho com mais resultado de vendas, acompanhar as taxas de conversão ajudam no progresso dos visitantes e leads do funil, assim é possível identificar oportunidades e não deixar elas se perderem, assim como identificar também os possíveis gargalos que impedem ao avanço da negociação

Em vendas, acompanhar as taxas de conversão também  mostram a você quanto tempo uma pessoa passa de uma etapa para outra no funil de vendas, de lead para uma oportunidade, e após isso, de oportunidade para negociação, e logo após, de negociação para venda.

Escada representando os níveis de taxas de conversão.

A taxa estabelece a velocidade do ciclo de vendas do seu negócio, mostrando a qualidade da metodologia de vendas e indicando o grau de competência da sua equipe de vendas.

Para uma tomada de decisão em um negócio, é necessário que as taxas de conversão sejam de confiança e tenham o apoio de um sistema de vendas.

O sistema de vendas indica cada passo do comprador em cada etapa do funil de vendas, e dessa forma é possível ver todas as oportunidades a serem aproveitadas.

Como se calcula a taxa de conversão?

Como foi dito anteriormente, as taxas de conversão se relacionam com o funil de vendas, sendo assim, entender como ele funciona é o ideal para a compreensão do cálculo das taxas.

Funil de vendas com as etapas de Topo, Meio e Fundo de Funil com as taxas de conversão analisadas em cada uma delas

Na primeira etapa do funil de vendas se encontram os compradores que estão descobrindo que possuem o perfil para usar a solução que a sua marca oferece.

Aqui nessa etapa as pessoas não irão procurar por uma solução, mas a sua empresa por meio de pesquisas de perfil de cliente ideal, deverá descobrir o que essas pessoas precisam e oferecer a elas uma solução.

Através de listas de contatos segmentadas com dados importantes como as dores, localização, idade, etc,  é possível dar início a uma abordagem. Aqui nessa etapa essas pessoas são chamadas de prospects.

Será através do comportamento das pessoas após sua abordagem que vai ser possível determinar se elas vão se transformar de prospects para leads.

Sendo assim, será possível determinar se essas pessoas realmente possuem interesse no que sua empresa oferece.

Fórmula da taxa de conversão

Taxas de conversão + número de vendas x 100, dividido pelo número de visitas

Para um maior entendimento de como é a fórmula para calcular a taxa de conversão, veja um exemplo de como calcular a conversão de visitantes para leads.

O objetivo nesse caso é a captura do contato do visitante do site, e entender de quem se trata, e assim mais tarde nutrir esse lead. A nutrição de lead é adequada para conduzir até a venda todos os contatos que já demonstraram interesse em sua marca.

  • O site da empresa X, possui um volume de visitas de 20.000 acessos.
  • Em alguns meses teve 488 formulários preenchidos. 

O cálculo será o seguinte:
Acessos: 20.000 acessos
488 número de conversões
Cálculo: 488/20.000 x 100 = 2,44%

Sendo assim, temos uma taxa de 2,44% de conversão de visitantes para leads.

Muito importante ressaltar que é indispensável saber qual métrica analisar em cada estágio e ter o resultado total do desempenho do seu site, e dessa forma, fazer os direcionamentos corretamente.

Fórmula taxa de conversão de lead para oportunidades

Além do exemplos citado acima, olha só como é a fórmula da taxa de conversão de lead em oportunidade:

Cálculo para taxas de conversão de Lead para Oportunidade

Fórmula do cálculo de oportunidade para negociação

Cálculo com fórmula para taxas de conversão de Demo para negociação

Fórmula do cálculo de negociação para fechamento

Cálculo com fórmula para taxas de conversão de negociação para fechamento

Fórmula da conversão geral do funil de vendas

Taxas de conversão geral do funil de marketing

Porque é importante fazer o acompanhamento das taxas de conversão

Acompanhar as taxas de conversão é interessante, pois é uma maneira eficaz de realizar uma análise do desempenho das suas vendas.

Com a ausência do acompanhamento da taxa de conversão, além de perder o controle sobre o funil de vendas, você também descobre que não será possível fazer o rastreamento das possíveis falhas que poderão surgir na geração de leads.

Juntamente com todo o trabalho de vendas, apontam aberturas e ajudam nas tomadas de decisões.

Sendo assim, acompanhar as taxas de conversão faz sua empresa ganhar muito mais eficiência, o que significa mais lucro. Deseja uma ajuda para evoluir o seu negócio, garantindo otimizações, estratégia e automatizando processos? 

Nós da 8D PRO estamos prontos para te dar uma mão e fazer sua empresa crescer em todos os sentidos quando o assunto é Marketing e Vendas. Nós contamos com um Hub de Soluções com foco em resultados e soluções personalizadas que ajudam a construir uma presença digital marcante para o seu negócio.

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram