8 Dicas para escolher os melhores Formatos de Conteúdo pro seu Marketing

Muito se fala a respeito da criação de diversos formatos de conteúdo para o Marketing Digital. Mas, como definir qual deles irá atrair mais seus leads e gerar mais vendas? Esse post irá te ajudar com diversas dicas sobre produção e formatos de conteúdo.
O primeiro passo para definir o formato e produzir um conteúdo é pensar em seus objetivos com os mesmos. Para atender cada um, existem diversos formatos que podem servir de forma criativa a suas estratégias de Marketing.

A seguir, nós da 8D preparamos – não por coincidência - 8 dicas para você decidir sobre os formatos de conteúdo certos para o Marketing de sua empresa:

1 - Conheça os formatos possíveis

Antes de decidir qual conteúdo usar, é necessário conhecer as diversas possibilidades de criação. Para te ajudar segue abaixo uma lista com os mais usados:

Você com certeza já deve ter ouvido falar de alguns ou já teve algum contato com grande parte destes formatos. Eles fazem parte do dia-a-dia das redes sociais e da internet em geral.

2 - Defina Personas

Para definir qualquer estratégia de Marketing você deve pensar em personas, ou seja, com quem você está se comunicando. E o formato do conteúdo que irá utilizar também se baseia nesta mesma estratégia. Será que este público iria se engajar mais com um Post no blog ou com um stories de instagram? Essas perguntas são importantes e devem ser respondidas com base nas informações obtidas de seus leads.

Entender em quais canais eles estarão mais presentes irá facilitar na decisão do formato mais adequado.

3 - Dê um objetivo para cada formato de conteúdo

Defina bem os seus objetivos com aquele conteúdo. Se o objetivo for de nutrir leads, pense em formatos que irão facilitar a transmissão deste conhecimento. Já se o objetivo for realizar uma venda, pense em formatos atrativos de posts, por exemplo, que levarão seu lead a direção que você objetiva. Não se esqueça de guiar o lead para o próximo passo depois de interagir com seu conteúdo, usando, por exemplo, um CTA (Call To Action). 

4 - Escolha os formatos de conteúdo por canal

Onde estão seus Leads? Se estiverem no Youtube produza vídeos para seu canal com regularidade. Se você já tem seguidores no Instagram invista em lançar stories com frequência. Algumas estratégias interessantes utilizam vários desses canais para um conteúdo com mesmo objetivo. Mas lembre-se, cada canal pede uma adaptação. Não basta postar a mesma coisa em seu Blog e nas redes sociais. As redes sociais tendem a ser mais dinâmicas, então posts de imagem e vídeos geralmente são mais atraentes nestes canais.

Uma estratégia interessante é criar o mesmo conteúdo em diversos formatos e adaptá-los para que todos seus canais conversem entre si.

5 - Diversifique os conteúdos para diferentes etapas do funil

Lembre-se que é importante prender a atenção do lead para que ele consuma seu conteúdo até o final, seja um vídeo, um Webinar ou um ebook. Um lead que ainda tem pouco conhecimento sobre o assunto pode interagir mais com um vídeo rápido, ou um infográfico. Já um lead que está mais à frente na jornada de compra poderá querer se especializar mais, assinar uma série de e-mails, ver um Webinar com tutoriais mais aprofundados sobre o assunto.

6 - Comece a fazer pelo que consegue

Você viu que existem diversos formatos de conteúdo, mas será que você precisa trabalhar com todos eles? Provavelmente seria uma demanda enorme e você ou sua equipe de Marketing estariam atolados de trabalho, não é mesmo? Se você sozinho lida com o Marketing da sua empresa comece pelo básico. Ter um blog com dois posts semanais já pode fazer toda diferença. Também lembre-se que a 8DPro oferece o serviço de Inbound Marketing, onde ficamos responsáveis pela produção e gestão de suas estratégias e conteúdos.

7 - Defina jornada do lead

Conteúdo pronto, formato definido, e agora? É necessário definir como este conteúdo irá chegar até seu lead e qual o caminho este lead tomará após consumi-lo. Se seu objetivo for nutrir seu lead para uma venda ou compra de serviço, coloque um E-book para download, por exemplo, mas solicite o e-mail deste lead para que ele seja posteriormente contatado por automações de e-mail e assim você  consiga acompanhar sua Jornada de Compras. 

Dica 8DPro: direcione sempre este lead para uma ação integrada ao seu objetivo.

8 - Teste e analise resultados

Existem ferramentas de Marketing para analisar com quais formatos de conteúdo seus leads têm interagido mais. As próprias redes sociais disponibilizam algumas dessas informações, como o Youtube ou Facebook. Ter uma análise clara desses dados permitirá que seu Marketing seja voltado para produzir conteúdos que seus leads interajam mais. 

Ter ferramentas e um profissional especializado em Marketing torna possível testar e analisar qual será o formato que te trará mais vendas ou fortalecerá a autoridade da sua empresa. A 8DPro tem um time completo de especialistas que podem te ajudar a definir as melhores estratégias para o Marketing Digital da sua empresa.

Segmentos que não atendemos.

  • Pornografia
  • Política
  • Jogos de Azar
  • Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
Contato
SP / MG / SC / MS
Av. Paulista, 1202 – Bela Vista, SP/SP

E-mail: contato@8dpro.com
redes sociais
Great por dentro e por fora
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram