Taxa de Conversão: o que é e como fazer sua otimização?

Taxa de Conversão: o que é e como fazer sua otimização?

Uma das métricas mais importantes para o Marketing Digital, a Taxa de Conversão possibilita a mensuração de resultados e também é considerada o fator chave para análises das suas estratégias.

No artigo de hoje explicaremos detalhes sobre essa métrica, a importância dela para sua empresa e claro, como calculá-la. Vamos lá?

O que é Taxa de Conversão?

Para entender o que é Taxa de Conversão é necessário compreender que toda estratégia de Marketing tem um objetivo. Por exemplo: a criação de um material rico direciona seu lead para uma página de captura, como uma Landing Page para preenchimento de um formulário, onde o mesmo insere seus dados e realiza a ação de clicar no botão, ou Call to Action, que diz, por exemplo: “Baixar Ebook”.

Ao finalizar essa ação, seu lead acabou de se converter. Ou seja, ele passou por mais uma etapa de sua Jornada de Compras. Se este foi o primeiro contato desta pessoa com sua empresa, a mesma passará pela primeira conversão onde se tornará um lead. É nesta etapa que ela disponibilizará seus dados e entrará para sua lista de contatos ou CRM.

Nesta fase o lead adquiriu um conhecimento que pode ter explicitado a ele um problema, ou gerado maior interesse pelo serviço, ou produto de sua empresa. 

Dito isso, a taxa de conversão te mostrará o índice de sucesso em suas ações. Ou seja, se trata da relação entre o número de pessoas que chegam até suas páginas ou conteúdos e o número de pessoas que realizam efetivamente uma ação.

No exemplo do Ebook, o lead que acessou a página, mas não realizou o download irá reduzir a sua Taxa de Conversão e o que realizou, por sua vez, irá aumentar sua Taxa de Conversão.

Como calcular Taxa de Conversão

Uma das fórmulas mais básicas para cálculo desta métrica seria aplicada na análise de uma página de conversão. Neste caso, a fórmula seria uma fração entre o número de leads que converteram e o total de leads que visitaram a página.

Seguindo exemplo do ebook: sua página teve um número de visitantes total de 1000 leads, porém apenas 400 pessoas preencheram o formulário e realizaram seu download.

Sua taxa de conversão, neste caso, seria de 400/1000. Resultando em 40% de conversões.

Essa mesma métrica simples pode ser aplicada em diversas estratégias do seu Marketing, além de ajudá-lo a identificar a efetividade real de suas campanhas e ações.

Estratégias para melhorar a Taxa de Conversão

A 8D Pro preparou para você algumas estratégias que poderão ajudá-lo a melhorar suas conversões e atingir seus objetivos com mais facilidade, seja com o intuito de aumentar de vendas ou desenvolver um relacionamento com cliente. Bora conferir?

Taxa de Conversão - Estratégias

1 - Defina bem seu objetivo

Como em qualquer campanha de Marketing, para melhorar as taxas de conversões em suas campanhas é preciso ter o objetivo bem definido. Ter um bom planejamento é a base para não se perder ao longo da produção do seu conteúdo.

Assim, fica mais fácil definir a linguagem utilizada, o canal que será usado para realização da atração e assim tornando a conversão provável.

2 - Descubra se está se comunicando direito com sua persona

Outro fator que pode reduzir suas taxas de conversão é um Copy nada atrativo e uma linguagem que não converse bem com suas personas. Conhecendo com quem você quer se comunicar fica mais fácil definir conteúdos e textos mais atrativos para sua página de conversão (Landing Page), por exemplo.

Além disso, conhecer a persona e suas dores te ajudará a agregar mais valor para a sua solução, criando no lead uma sensação de necessidade de compra. Vale ressaltar também que ao entregar conteúdos personalizados para suas personas, ao invés de a sua empresa ir atrás dos seus clientes, eles virão até você e esse é o poder do Inbound Marketing!

3 - Crie chamadas atrativas

Avalie se seu CTA (Call To Action) está atrativo e destacado, isso irá tornar as chances de clique maiores. Alguns fatores básicos que também podem influenciar são o seu “Copy” (texto e formatação utilizados em sua página) e a velocidade do seu site. Afinal de contas, se ele demorar muito a carregar o lead perderá o interesse.

 4 - Otimize o SEO de seu conteúdo

De nada adianta você ter um conteúdo de qualidade com chamadas atrativas, mas não ter uma quantidade significativa de visitação aos mesmos. Vamos falar o óbvio, quanto mais visitas, maior o número de conversão. E um trabalho de SEO (busca orgânica) bem feito irá trazer as pessoas certas para o seu conteúdo, ou seja, aquelas que realmente têm maiores chances de converter.

Um dos principais pontos no SEO é um bom planejamento de palavras-chave, pois, na maioria das vezes, as pessoas que buscam seu produto ou serviço irão te encontrar por meio delas.

5 - Destrua qualquer obstáculo entre o lead e a conversão

Se coloque no lugar do lead por um instante e se imagine na busca por um produto ou conteúdo online. Quanto maior o caminho para alcançar seu objetivo, menor a chance de você finalizar seu objetivo, certo?

Um exemplo claro seria você ao buscar uma planilha sobre cálculo de investimento em Mídia Paga, se precisar preencher um formulário com muitos campos, com certeza isso iria reduzir a chance de conversão. 

Torne a conversão um caminho fácil e não crie obstáculos para o visitante, afinal o intuito é que ele converta. Tenha sempre uma página otimizada e de carregamento rápido.

6 - Teste, refaça e teste de novo

Tudo está em constante mudança, o mercado, as pessoas e consumidores não é mesmo? Por isso é de extrema importância que você analise seus resultados e teste diferentes estratégias para conversão.

Se uma abordagem se mostrar ineficaz refaça seu copy, repense nos chamados. Analise se o problema é diretamente na taxa de conversão ou na atração dos leads para sua página. Não tenha medo de refazer seja o copy, seja o visual de uma landing page, e teste tudo novamente. 

Como aplicar para seu negócio?

O grande segredo para aplicar as estratégias na sua empresa e gerar cada vez mais resultados, é não se esquecer de acompanhar as métricas. Lembre-se que a Taxa de Conversão é sua aliada e pode servir de parâmetro para as metas do seu negócio.

Sendo assim, é uma taxa que você deve ficar de olho constantemente para deixar sua comunicação sempre mais atrativa, eficaz e gerando valor para seu público. E agora que você já sabe da importância dessa métrica, como calcular sua Taxa de Conversão, não há mais motivos para aprimorá-las!

Conte com a nossa ajuda para implementar as estratégias abordadas aqui hoje e ainda temos muitas outras para te surpreender. Ente em contato com a 8D Pro para conversarmos, avaliarmos as performances das suas páginas e definir juntos quais serão os próximos passos para essa otimização!

Segmentos que não atendemos.

- Pornografia
- Política
- Jogos de Azar
- Remédios e Clínicas com o objetivo de emagrecimento
8D PROPAGANDA LTDA | CNPJ 20.189.345/0001-42
Todos os direitos reservados - Produzido por 8DPro
Política de privacidade 8Dpro
crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram